Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014 @ 10:52
Recife – 102 FM também comemora resultado ao alcançar a terceira colocação geral
O ano começou movimentado no mercado de rádio do Recife. O motivo desse “alvoroço” é a mudança da primeira colocação geral nos principais períodos da medição realizada pelo Instituto Ibope. A pesquisa que foi repassada às agências e estações também constatou uma queda no meio FM em relação ao resultado anterior, isso na média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais). Mas a queda do meio não impediu que algumas rádios crescessem, além de gerarem destaques no mercado do Recife. Acompanhe o panorama parcial (trimestre outubro a dezembro/2013, 05h-00h, todos os dias e locais).
A Clube FM 99.1 recuperou a liderança geral nos principais períodos da medição realizada pelo Instituto Ibope. A emissora reverteu uma situação que persistiu por 16 meses, tempo que a rádio passou na vice-liderança geral na pesquisa. Na comparação com os números anteriores a Clube apresentou um crescimento que a reposicionou na liderança e também acima dos 110 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais). A rádio já executa chamadas na voz de Caio Cezar (voz-padrão da FM) informando a liderança local, emissora que passou os últimos meses investindo em ações promocionais e eventos. Também houve investimentos na grade e a manutenção de resultados de programas lideres em seus horários como o “Encontro com Deus” e o “Caldeirão Mania”. A Clube já chegou a liderar o FM do Recife por sete anos e agora retoma a posição.
Mais destaques: outra emissora que cresceu de forma significativa foi a 102 FM 102.1 do Recife. A rádio popular realizou uma série de mudanças e investimentos ao longo de 2013, fato que resultou na ampliação de sua audiência. Na atual medição a rádio saiu da quarta colocação e passou para a terceira nos principais períodos da medição, sendo um dos melhores resultados já alcançados pela FM nos últimos anos quando considerado a média de audiência e o share (partilha do meio pelas rádios participantes da pesquisa). Na sequência do ranking aparecem a Maranata FM 103.9 (líder no segmento gospel/religioso), Mix FM 103.1 (líder no segmento jovem/pop, rádio que teve melhora no share), Jovem Pan FM 95.9 e Nova Brasil FM 89.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo).
Uma curiosidade: a pesquisa já mostra os números da JC News FM 90.3 e também da CBN FM 97.1. No semestre passado houve uma mudança no dial do Recife que envolveu essas duas rádios, com a saída da CBN dos 90.3 FM para a estréia da JC News. A nova CBN aparece na oitava colocação geral e obteve um considerável crescimento de audiência na comparação com a pesquisa passada. A JC News está em décimo e gera expectativa de acirramento da audiência local para 2014.
Inversões – No chamado “ranking comercial” (segunda à sexta-feira, 06h-19h) a Recife FM 97.5 continua na primeira posição e a Maranata FM 103.9 em terceiro geral. Porém a distância na concorrência entre posições também é pequena, ampliando as expectativas para a corrida pela audiência em 2014.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Grande Recife e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.