Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2014 @ 15:06
São Paulo – Investimento foi realizado por algumas das principais estações de rádio do país
Atualizado - 18h08
O ano de 2014 começou do mesmo jeito que terminou 2013: movimentado na internet. Algumas das principais estações de rádio do país apresentaram grandes reformulações de seus portais na internet, passando assim a oferecer mais serviços aos seus ouvintes no ambiente virtual. Na última segunda-feira (3) o Tudo Rádio destacou o lançamento do novo portal da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, ferramenta que está em fase final de implantação e que já pode ser conferida pelos usuários (saiba mais). Além da Jovem Pan FM esse processo de reformulação envolveu algumas redes nacionais, ampliando o impacto dessas novidades na internet (envolvendo mais emissoras nessas alterações). Acompanhe:
No Grupo Jovem Pan ocorreram os lançamentos dos novos portais da Jovem Pan FM (iniciado essa semana, atingindo também todas as afiliadas de sua rede nacional) e da Jovem Pan AM (lançado em 2013, conhecido como Jovem Pan Online). São duas amplas redes cuja reformulação acaba impactando em vários mercados brasileiros. O mesmo ocorreu com a rede liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, emissora que também apresentou um novo portal que acaba impactando nas demais emissoras de sua marca. O lançamento da nova ferramenta da Band FM ocorreu na reta final de 2013, marca comandada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Esse mesmo grupo também promete para 2014 o lançamento do portal de outra rede nacional: da Nativa FM 95.3.
A Mix FM 106.3 de São Paulo foi outra cabeça de rede nacional que realizou mudanças significativas em seu portal de internet no ano passado. No caso do Grupo Mix de Comunicação foi lançado um novo portal, o MIXME. A nova ferramenta cria uma interação entre todos os conteúdos do segmento jovem gerados pelas emissoras da marca, concentrando parte das produções da Mix FM e também da Mix TV. As afiliadas da Mix FM também ganharam áreas exclusivas para explorarem. Outra rede que também reformulou seu portal em 2013 foi a BandNews FM 96.9 de São Paulo, página que também é dedicada às demais FMs da marca. A alteração ocorreu no início do ano passado e também marcou a atualização do logotipo da rede.
Mais atualizações: a Clube FM 105.5 de Brasília, famosa pelos seus portais modernos, também lançou a nova versão de seu site durante o segundo semestre do ano passado. O mesmo ocorreu com outra importante rádio local, a Educadora FM 91.7 de Campinas (também com lançamento ocorrido em 2013). Para 2014 ainda é aguardado o lançamento do novo portal da rede liderada pela Massa FM 97.7 de Curitiba (marca com emissoras no Paraná e São Paulo). A Alpha FM 101.7, Antena 1 FM 94.7 (ambas de São Paulo) e a JB FM 99.9 (Rio de Janeiro) também apresentaram novidades na internet, porém essas mudanças ocorreram no primeiro semestre de 2013. Já em janeiro de 2014 houve a estréia do novo portal da Hot 107 FM 107.7 da região de Bauru. O Mega Sistema também inaugurou as novas páginas das rádios Mega FM 92.3, Conquista FM 97.7 e Diário FM 99.7 (as três de Ribeirão Preto).
A tendência é de mais atualizações de portais de rádios em 2014, mudanças motivadas pelas necessidades de aprimoramento de ferramentas e expansões das atividades das rádios via internet. Outro fator importante que pode movimentar essa área é a presença de novos projetos de rádio, a exemplo do retorno da Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro (com o retorno da emissora ao dial carioca a FM deverá lançar um novo portal para complementar suas atividades).
Em breve mais novidades sobre essas movimentações.
Para conhecer esses novos portais e ouvir as rádios via internet, acesse: https://tudoradio.com/radios (via computador, tablet ou celulares).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.