Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2014 @ 10:56
São Paulo – Estréia da Kiss FM e retorno da Cidade FM ampliam opções voltadas a esse gênero musical no Rio
Após um longo período em segundo plano no dial FM das duas principais cidades brasileiras, o gênero musical “rock” volta a se destacar com o retorno de emissoras tradicionais e a estréia de outros projetos. Restrito a canais educativos e a programas específicos em rádios de outros segmentos e gêneros, o “rock” volta a ser abordado como perfil de programação e linguagem em emissoras de São Paulo e do Rio de Janeiro, fato que tem movimentado o mercado nessas cidades. No Rio o fato é novo, já que a capital fluminense acompanha os testes de sinal da Kiss FM 91.9 desde a última quarta-feira (5) e a notícia da volta da Cidade FM 102.9 foi confirmada apenas na semana passada. Já em São Paulo essa movimentação ocorre desde dezembro de 2012. Acompanhe:
Até o final de 2013 o carioca não tinha o gênero musical rock como opção no dial FM do Rio de Janeiro, cidade que já abrigou projetos famosos que atuaram em diferentes linhas desse gênero musical. Para ouvir algo nessa linha era necessário recorrer a programas específicos em rádios de concessão educativas. A mudança começou quando a Bradesco Esportes FM 91.1 resolveu tornar sua grade de programação mais musical e escolheu o gênero “rock” como carro-chefe dessa parte de seu projeto. A alteração ocorreu em novembro de 2013, decisão ocorrida em São Paulo e que afetou a FM carioca (clique aqui e saiba mais). Porém o gênero ganhou evidência na semana passada, quando o Tudo Rádio confirmou a volta da Cidade FM 102.9 ao dial do Rio e que a emissora seguirá uma linha musical voltada ao rock (leia mais).
Serão três opções distintas no Rio, mas todas voltadas a um perfil desse gênero musical. A Cidade FM, aguardada para março, já iniciou sua fase de expectativa através de chamadas em sua grade e campanhas na internet, revelando também parte da linguagem que será adotada após a sua volta. A rádio deverá executar um projeto semelhante ao que era levado ao ar até 2006 (quando era ligada à rede da 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo), porém a nova passagem será independente. Na sequência o mercado carioca também acompanhou o aumento da cobertura da Kiss FM 91.9, emissora que estava operando com baixa potência a partir de São Gonçalo (Grande Rio, local de origem de sua concessão) e desde o último dia 5 passou a ter cobertura local na capital fluminense (leia mais). A Kiss FM do Rio é um projeto de rede, ligada à Kiss FM 102.1 de São Paulo.
O processo visto no dial de São Paulo é menos recente. A capital paulista sempre teve uma FM totalmente dedicada ao gênero, situação observada pelas operações da Kiss FM 102.1 que está no ar de forma ininterrupta desde 2001. Além da Kiss FM o ouvinte também acompanhava diferentes linhas desse gênero musical em outras FMs através de programas específicos. A situação começou a mudar em dezembro de 2012 com a volta da 89 A Rádio Rock ao dial, rádio que ganhou fôlego em 2013 e está entre as estações mais sintonizadas de São Paulo segundo dados recentes do Instituto Ibope (registrando ontem o seu quinto avanço consecutivo nas pesquisas - leia mais). São Paulo também foi atingida pela mudança do projeto da Bradesco Esportes FM 94.1.
Esse movimento (que ainda é tímido se comparado aos anos 90) também ganhou novos capítulos no Paraná. A Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba (no ar desde 2008) estreou seu projeto de rede estadual no início desse mês, com a estréia da Mundo Livre FM 102.5 de Maringá (saiba mais). No litoral de São Paulo ocorreu a estréia da Kiss FM 103.7 (rádio que passou a ocupar um canal de maior porte técnico durante o segundo semestre do ano passado), além da operação da 102 A Rádio Rock FM 102.1 (no ar desde 2012).
A expectativa é de que essa movimentação seja positiva ao meio rádio, além da possibilidade de elevar os números de rádios de outros segmentos devido a maior divisão dos gêneros e perfis artísticos oferecidos pelas estações. No caso de São Paulo a mudança vista na 89 acabou influenciando positivamente rádios do gênero “pop/jovem”, emissoras que se reestruturaram e apresentaram crescimentos constantes ao longo de 2013. A audiência da 89 FM “pop” passou a ser disputada e atendida pelas outras FMs, entre outros fatores que favoreceram o mercado de uma maneira geral.
Mercados: Ouça as emissoras do Rio e de São Paulo através do Tudo Rádio. Escolha: Grande São Paulo ou Grande Rio de Janeiro.
Rock na internet: veja a lista completa de emissoras que atuam nesse gênero e ouça elas on-line: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.