A Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) comemora no próximo dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio. Segundo a entidade, a data serve para celebrar o Rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero sobre suas ondas.
Como o rádio continua a evoluir na era digital, continua sendo a midia que atinge o maior público no mundo inteiro. É um canal ideal para consolidar o compromisso da Unesco em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Por meio das celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a Unesco irá promover a igualdade de gênero.
Em campanha que está sendo veiculada em seu site, a entidade tem o objetivo de sensibilizar proprietários de estações de rádio, executivos, jornalistas e governos a desenvolver políticas e estratégias relacionadas a gênero, eliminando estereótipos e retratando múltiplas dimensões e segmentos no rádio. Também tem a intenção de fortalecer habilidades para juventude na produção de rádio com foco nas meninas como produtoras, radialistas e jornalistas e promover a segurança de mulheres radialistas.
A Unesco convida a todos os países para celebrar o Dia Mundial do Rádio, planejando atividades em parceria com as emissoras regionais, nacionais e internacionais, organizações não-governamentais, da mídia e do público. “Em 13 de fevereiro, vamos celebrar as mulheres no rádio e aqueles que apoiam o rádio no Brasil!”, ressalta a campanha.
Tags:
Rádio, Unesco, Dia Mundial do Rádio, campanha