A Eldorado FM 107.3 (pelo terceiro ano consecutivo) e a Estadão AM 700 FM 92.9 (pela primeira vez) receberam a certificação Selo Carbon Free, concedido pela Iniciativa Verde. A iniciativa confirma o pioneirismo de suas ações e a justa preocupação com problemas na ordem da qualidade ambiental do planeta, as emissoras tomam a atitude de compensar suas emissões de gás carbônico (CO2) por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.
Para essa compensação foram analisadas diversas fontes geradoras de poluentes das duas rádios, entre geração de resíduos sólidos, tempo de uso do helicóptero das emissoras e o consumo total de energia elétrica da rede nacional. Além disso, também foram contabilizadas as viagens aéreas realizadas pela equipe jornalística, técnica e administrativa, combustão móvel da frota locada, fontes não-contabilizadas, como o deslocamento de funcionários e o escape de gases refrigeradores (ar-condicionado).
A Iniciativa Verde, responsável pela certificação, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão o combate ao aquecimento global impulsionado pelo homem. Dentre suas atividades estão a compensação da emissão de gases do efeito estufa, restauro da mata atlântica, educação ambiental, pesquisas.
Após a conclusão do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelas rádios no período de um ano, a Iniciativa Verde constatou a necessidade do plantio de 1.675 árvores. Esse total será destinado a áreas degradadas da Mata Atlântica no Estado de São Paulo e terá a importante função de proteger mananciais e matas ciliares. A compensação das rádios corresponderia a cerca de 250 pessoas usando automóveis particulares com motorização 1.0 movidos à gasolina no período de um ano.
O trabalho conjunto entre emissoras e Iniciativa Verde acabou gerando parceria para boletins sobre educação ambiental e divulgação de outros exemplos de empresas que compensaram com plantio de arvores suas atividades e a importância desta atitude para o planeta. Os boletins de responsabilidade da organização ambiental, espalhados pela programação, serão divididos da seguinte forma: na Rádio Eldorado, três edições diárias às terças, quintas e sábados; e na Rádio Estadão, também três edições diárias segundas, quartas e sextas-feiras, entre 14h40 e 20h40.
Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, ressalta a parceria com o Grupo Estado. “Tão importante quanto o plantio das árvores é a conquista desse espaço para a divulgação sobre a relevância desse trabalho e também para mostrar bons exemplos de empresas que fazem compensações voluntárias de suas emissões e que pode e deve ser replicado em outras corporações”, afirma.
Há mais de vinte anos, por exemplo, a Rádio Eldorado possui em sua programação especiais sobre meio ambiente, esportes de aventura em contato com a natureza, sempre com o objetivo de criar hábitos saudáveis e socialmente responsáveis nos ouvintes. A emissora encabeçou a campanha de despoluição do Rio Tietê, na década de 90, com um abaixo-assinado que recolheu mais de 1 milhão de assinaturas. Esta foi a maior mobilização da América Latina por uma causa ambiental.
O Projeto Pintou Limpeza, que este ano comemora 13 anos, é uma iniciativa que trabalha o estimulo e educação ambiental para os cidadãos nos temas reciclagem e consumo consciente. No ano passado, foi criado o Prêmio Pintou Limpeza. A iniciativa tem a intenção de homenagear pessoas, empresas e instituições (públicas e privadas) que têm o compromisso e vão além dos seus esforços e escopos para construir uma sociedade melhor e com ao meio ambiente.
“As emissoras do Grupo Estado sempre dedicaram espaço na sua programação a campanhas de cidadania, sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente. A certificação ratifica nosso compromisso com essas questões ambientais e com a cidadania. Esse pensamento de consumo consciente, preservação e renovação dos recursos naturais deve ser de responsabilidade da sociedade. Às rádios cabe noticiar e incentivar essas ações. O selo vem ao encontro desse trabalho”, afirma Paulina Chamorro, editora de Meio Ambiente e apresentadora das emissoras do Grupo Estado.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Eldorado, Estadão, meio ambiente, certificação, São Paulo