Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2014 @ 15:11
Maceió – Duas capitais do Nordeste e uma das maiores cidades do sul do país são atingidas pelas afiliadas aniversariantes
No início de fevereiro deste ano o Tudo Rádio noticiou sobre o aniversário da Mix FM 102.1 do Rio de Janeiro, principal emissora da rede após a cabeça da marca (clique aqui e saiba mais). Porém outras importantes afiliadas da Rede Mix de Rádio também completam mais um ano de operações com a marca paulista em fevereiro. As emissoras Mix FM 97.7 de Maceió (capital de Alagoas), Mix FM 103.9 de Natal (capital do Rio Grande do Norte) e Mix FM 90.1 de Londrina (segundo maior centro populacional e econômico do Paraná) alcançaram mais um ano de trabalhos com a Rede Mix de Rádio, sendo que as afiliadas paranaense e alagoana estão entre as “veteranas” dessa rede que ainda não completou 10 anos de atuação. Acompanhe:
No ar desde o dia 6 de fevereiro de 2007, a Mix FM de Maceió surgiu na primeira leva de afiliadas da rede encabeçada pela Mix FM 106.3 de São Paulo. Antes da estréia da Mix no canal a 97.7 FM passou um período como afiliada da rede cearense SomZoom Sat, porém nos dois anos que antecederam a estréia da atual programação a FM alagoana adotou uma grade local com o nome de Maceió FM. A rádio não possuí uma intensa atividade de atuações na internet, porém existe um trabalho local de promoção da marca através de eventos e outras ações. A rádio de Maceió é responsável por cobrir uma das principais áreas populacionais do Nordeste, sendo uma importante aliada para a rede nacional da Mix FM.
Já a emissora de Natal é mais nova em relação à afiliada de Maceió. A Mix FM 103.9 foi inaugurada em 1 de fevereiro de 2010, sendo a mesma data de aniversário da Mix FM do Rio de Janeiro (porém a afiliada carioca surgiu em 2007). A rede paulista substituiu a local e também jovem/pop Tropical FM, mantendo o mesmo segmento de atuação após a estréia da Mix FM. Na época da estréia a rede estava sozinha no segmento jovem de Natal, sem uma concorrente direta às suas operações. A estréia da Mix FM em Natal marcou a volta de uma rede no formato de afiliada e voltada ao segmento jovem/pop, fato que não ocorria na cidade desde a década de 90 quando a Transamérica ocupou a sintonia 102.9 FM (atual Rede Aleluia). A 103.9 FM é também uma das principais aliadas do projeto Rede Mix de Rádio.
No Paraná a Mix FM 90.1 de Londrina está no ar desde 2009, tendo sua data de estréia em 2 de fevereiro. A afiliada surgiu durante a expansão da rede pelo território paranaense, trabalho facilitado pelos resultados de audiência obtidos pela Mix FM em Curitiba através de sua antiga afiliada (a Mix FM 92.9, que operou na cidade entre 2005 e 2011. Hoje a rede está em 91.3 FM), além do inicio dos trabalhos da Mix FM 97.9 de Maringá (de 2008). A emissora substituiu a Norte FM 90.1 de Ibiporã (local de origem de sua concessão e sede de sua transmissão, cidade vizinha a Londrina), emissora local e de programação eclética. No último ano houve uma intensificação das atividades locais da Mix FM de Londrina, rádio que tende a investir na divulgação de sua marca também em 2014.
A Rede Mix de Rádio iniciou seus trabalhos via-satélite em julho de 2004, tendo a afiliada Mix FM 90.3 de Avaré (interior de São Paulo) a sua parceira mais antiga. O projeto de rede foi executado pela primeira vez em 2002 com a 98.1 FM da Baixada Santista (atual Mix FM 98.1, voltada a Santos e São Vicente), porém sem atividades via-satélite.
Rede Mix de Rádio – Veja a lista completa de emissoras da Mix e ouça as FMs via internet: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.