Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2014 @ 10:51
Recife – Meio também vê os avanços das rádios Maranata, 102 FM, Mix FM e Nova Brasil FM
Foi divulgado na semana passada mais um panorama geral da audiência FM do Recife e região metropolitana, dados obtidos pelo Instituto Ibope e repassado às agências do meio e emissoras participantes. E a capital pernambucana também teve uma boa notícia: o meio FM apresentou uma leve melhora em sua média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado divulgado em janeiro, isso no período 05h-00h (todos os dias e locais). Esse avanço foi impulsionado pela reação de emissoras importantes. Acompanhe o panorama parcial (trimestre novembro/2013 a janeiro/2013):
A Clube FM 99.1, emissora que reassumiu a liderança geral nos principais períodos da medição a partir da pesquisa passada, manteve essa posição de destaque ao apresentar mais um avanço em sua média de audiência. A líder também viu sua condição ficar confortável: a sua principal concorrente recuou, enquanto a Clube FM obteve o maior avanço em números absolutos na média. No share (partilha do total da audiência FM) a 99.1 FM detém mais de 22% do mercado do Recife, além de uma média de ouvintes por minuto superior a 113 mil no período 05h-00h (todos os dias e locais). O avanço da Clube FM contribuiu diretamente para a melhora do meio FM, já que algumas emissoras importantes apresentaram recuo. A Recife FM 97.5 segue isolada na vice-liderança geral.
Também foram constatados outros destaques. A Maranata FM 103.9 voltou a apresentar crescimento e está empatada tecnicamente na terceira colocação geral com a 102 FM 102.1, rádio que também oscilou positivamente. A Maranata é líder no segmento religioso/gospel e leva vantagem na disputa pelo terceiro lugar no período comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira). O meio também observou mais um avanço na média da Mix FM 103.1, emissora líder no segmento jovem/pop do Recife e que segue na quinta posição geral de audiência. Em sexto está a Jovem Pan FM 95.9, emissora que registrou um número muito próximo do índice cravado na pesquisa passada.
A Nova Brasil FM 94.3 foi um dos principais destaques da pesquisa, rádio que registrou um dos maiores avanços absolutos na média de ouvintes por minuto, FM que está em sétimo lugar geral e lidera o segmento adulto-contemporâneo do Recife. Porém a 94.3 FM não avançou sozinha: a Tribuna FM 107.9 registrou a segunda maior oscilação positiva na média de ouvintes por minuto (atrás apenas da Clube FM), alta também vista na média da Antena 1 FM 88.7 (que ganhou uma posição no período 05h-00h, todos os dias e locais). A recém-criada JC News FM 90.3 também oscilou positivamente, FM que atua no segmento jornalístico (gênero liderado pela CBN FM 97.1, rádio que ocupa a nona colocação geral e mantém boa vantagem para sua concorrente direta).
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Grande Recife e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.