Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014 @ 07:42
Curitiba – Massa FM, Caiobá e Clube ampliaram suas médias mesmo com baixa do meio FM
Saiu na semana passada mais um ranking geral da audiência FM de Curitiba e região metropolitana, informações com base nos dados repassados às agências do meio e emissoras de rádio pelo Instituto Ibope. Novamente o meio FM de Curitiba viu uma oscilação negativa em sua média de audiência, resultado que tem persistido nos últimos meses na capital paranaense e não acompanha as oscilações habituais vistas em outros mercados (de altas e quedas intercaladas). Mesmo com essa nova queda o rádio curitibano também observou a melhora nos índices de rádios importantes. Acompanhe o panorama parcial (trimestre novembro/2014 a janeiro/2014, 05h-00h, todos os dias e locais):
Segue como destaque da medição o desempenho da Massa FM 97.7, emissora que tem liderado os principais períodos da medição de audiência nos últimos meses em Curitiba. Na comparação com o resultado anterior (divulgado em janeiro) a Massa FM ampliou sua média de audiência, elevando o número de ouvintes por minuto. A rádio também manteve uma marca superior a 18% de share (pesquisa que aponta a divisão do total da audiência FM entre as rádios medidas) e um alcance máximo superior a 700 mil ouvintes (total impactado pela rádio). Esse desempenho mantém a Massa tranquila na liderança geral dos principais períodos da medição de audiência, além de registrar médias que ignoram a tendência de queda do meio.
Porém a Massa FM não foi a única rádio a se destacar na atual medição em Curitiba: a vice-líder geral Caiobá FM 102.3 o maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto entre as rádios que registraram crescimento na comparação com a pesquisa divulgada em janeiro. Também foi a melhor média de audiência da Caiobá na comparação com os dois últimos resultados, emissora que segue isolada na segunda colocação dos principais períodos de audiência. O meio também constatou o avanço da Clube FM 101.5, emissora que oscilou positivamente no período 05h-00h (todos os dias e locais) e com isso ganhou duas posições gerais: a rádio foi de sexto para quarto lugar geral nesse período. A 98 FM 98.9 segue isolada na terceira colocação geral.
A líder do segmento jovem/pop também se destacou: apesar da movimentação da Clube FM, a Jovem Pan FM 103.9 manteve a quinta posição geral em Curitiba (período 05h-00h, todos os dias e locais) e registrou uma média de audiência semelhante ao número registrado na pesquisa anterior, não seguindo a tendência do meio FM. Também ocorreram mais mudanças de posições: Mix FM 91.3 pulou para a oitava posição geral no período 05h-00h (todos os dias e locais), sendo a melhor colocação na FM desde a sua estréia em dezembro de 2011. A Mundo Livre FM 93.9 também ganhou posição, indo para a nona colocação. A líder entre as adultas (Ouro Verde FM 105.5) está em sétimo e a líder no religioso (Gospel FM 89.3) em sexto geral (05h-00h, todos os dias e locais).
Entre as jornalísticas a BandNews FM 96.3 segue na liderança de seu segmento de atuação.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.