Rádios rock estão em pauta no momento. A história que contou o fim da 89 FM de São Paulo como rádio rock rendeu muitos capítulos e a indignação dos ouvintes que eram fiéis a aquela programação que durou 20 anos no ar. Cariocas ainda sentem falta da Cidade e, principalmente, da lendária Fluminense. A Kiss FM é a única rádio em rede que está operando atualmente no segmento “rock” com apenas três emissoras. Com o fim da Rede Rádio Rock da 89 de São Paulo, um nome surge como “salvação” na internet para os rockeiros de plantão espalhados pelo Brasil.
Venenosa FM! É o nome de uma nova rede de rádios que será formada a partir do dia 9 de setembro. A emissora pretende explorar o segmento “rock” em várias praças brasileiras, porém sem atingir terras paulistas e sulistas. Segundo conversações no site “Orkut”, a emissora deverá estrear sua programação em rede nas seguintes cidades: Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Nova Friburgo (RJ), Volta Redonda (RJ), Búzios (RJ), Bom Jesus (RJ), Parati (RJ) e Rio Bonito (RJ).
Todas as cidades relacionadas acima possuem uma emissora que pertence ao Grupo Salgado de Oliveira. Existem dúvidas sobre a chegada da Venenosa a algumas praças, como por exemplo, à Uberlândia. Na maior cidade do Triângulo Mineiro, profissionais da área e ouvintes não acreditam em uma mudança tão radical na Mania FM 89.7. A emissora pertence ao grupo que comandará a Venenosa e possui uma programação mais pop e está com uma boa audiência na região. A Mania está cotada (segundo fontes) para ser uma das emissoras integrantes dessa nova rede rock.
Redes Rock extintas
O interior brasileiro acompanhou muitas tentativas de se criar uma rede rock. No Paraná existiu a Rede Rock, comandada pela extinta 96 Rock & News de Curitiba. Várias emissoras no interior paranaense transmitiam alguns horários da programação da rede curitibana. A rede encerrou suas atividades em 2004 e a 96 saiu do ar em janeiro de 2006 (atual Bandnews). Curitiba continua com a sua rádio rock operando nos 91,3, a atual 91 Rock. Um fato curioso: a Vila Velha FM de Ponta Grossa retransmitia a Rede Rock. Mesmo com o fim da rede, a emissora adotou uma linha mais pop/rock e atualmente continua trabalhando no segmento, sem muitas alterações. Para os curiosos de plantão, o site da antiga rede ainda existe. Acesse:
www.rederock.com.brO exemplo mais bem sucedido foi a Rede Rádio Rock, comandada pela 89. Algumas retransmissoras da rede operavam mais em local do que em rede, chegando a liderar no segmento jovem (Rio de Janeiro com a Cidade FM e a 103 em Sorocaba). A afiliada da rede em Santos também caminhou bem e continua como Rádio Rock mesmo com o encerramento da rede. O fim da era rock na 89 FM marcou a extinção da Rede Rádio Rock e abriu espaço para a criação de mais uma rede jovem operando com uma programação mais pop.
Clique aqui e confira as matérias já publicadas sobre as mudanças na 89 e em suas retransmissoras.
Por Daniel Starck - 14/08/2006
[email protected]
Tags: