Exclusivo: Rede Gerais passa a contar com transmissão no AM de Belo Horizonte
A partir deste mês de março o mercado de rádio AM de Belo Horizonte passará a contar com uma novidade importante. Trata-se da estréia da Rede Gerais de Rádio no dial AM da capital mineira, projeto de rede estadual que já conta com a operação de várias emissoras em AM e FM espalhadas pelo interior de Minas Gerais. Segundo informações obtidas pela equipe do Tudo Rádio os inícios dos trabalhos ocorrerão a partir do próximo dia 10, ocupando o canal da atual Rádio Cultura AM 830 de Belo Horizonte. Atualmente a Rede Gerais (que é sediada na capital) cobre a cidade em determinadas regiões através da Rede Gerais AM de Itabirito. A Rádio Cultura pertence à Rede Catedral de Comunicações e é uma estação de classe B, com ampla cobertura de sinal em Belo Horizonte e região metropolitana. A partir do dia 10 a emissora passa a compor a Rede Gerais de Rádio, atendendo ao mercado da capital mineira como Rede Gerais AM 830.
Atualizado: Com estréia no dia 10, expectativa da volta da Cidade FM aumenta no Rio de Janeiro
A data indicada como reestréia da Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro está próxima: 10 de março, às 7h da manhã. Com isso a expectativa do mercado e dos ouvintes aumenta devido a proximidade e também com as ações que a FM está realizando antes de seu retorno. A primeira data sobre o retorno da FM era indicada como dia 6 de março (a mesma de saída da Cidade FM do dial e estréia da antiga Oi FM 102.9 no canal em 2006), porém a emissora já está anunciando o dia 10 como o seu retorno definitivo ao dial carioca. No portal de expectativa da rádio a pesquisa sobre sequências musicais segue, além da realização de promoções e uma enquete sobre o show de retorno da Cidade FM. Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio a Cidade FM já finalizou a escolha de seu logotipo e também realiza pesquisas sobre sequências musicais, ampliando a expectativa de como será a linha artística dessa nova fase da rádio.
Justiça gaúcha entende que rádio sem fins lucrativos não recolhe direitos autorais
Emissora educativa do poder público não tem de recolher direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Direitos Autorais (Ecad), já que não aufere lucro com a execução das obras musicais. O entendimento levou a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a manter sentença que indeferiu ação condenatória manejada pelo Ecad contra a Rádio Furg FM 106.7 de Rio Grande, ligada à Fundação Universidade do Rio Grande. O acórdão é do dia 18 de fevereiro. Assim como o juízo de origem, os integrantes da corte entenderam que o pedido ignorou a redação dada pelo artigo 68, parágrafo 4º, da Lei 9.610/98. O dispositivo obriga o "empresário" a comprovar o recolhimento dos direitos autorais. Logo, implicitamente, prevê "pressuposto de lucratividade".
Exclusivo: Estreia da Vida FM em Fortaleza é adiada para abril
A Rede Vida Sat, liderada pela Vida FM 96.5 de São Paulo, adiou a sua estreia no mercado de Fortaleza para abril. A decisão foi tomada em conjunto com a direção da Expresso FM 90.7, que atualmente ocupa o canal que será destinado à Vida FM. Este mês servirá para que a Expresso FM ocupe outro canal e mantenha sua programação no ar na capital cearense. A estreia de mais uma afiliada no Nordeste estava prevista para o último sábado, dia 1º. A rádio deve ocupar o lugar da Expresso FM 90.7, emissora de segmento popular que tem sua concessão em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Com o acordo feito entre as duas emissoras, ficou decidido que a Expresso FM vai continuar no canal por mais um mês, devendo migrar para outra frequência, porém, mantendo sua programação normal.