A Rádio Gazeta AM 890 de São Paulo vai comemorar aniversário na próxima semana. A emissora, controlada pela Fundação Casper Líbero, vai completar 71 anos, sendo considerada a primeira rádio oficial da capital paulista. Apesar de ser uma das mais tradicionais emissoras do Brasil, a Gazeta AM está apenas na 25ª posição do ranking geral das AMs da capital paulista, segundo pesquisa do Instituto Ibope divulgado no mês passado.
De acordo com o histórico da rádio, em 1943, a antiga Sociedade Rádio Educadora Paulista (primeira estação de rádio oficial da cidade de São Paulo), foi adquirida pelo jornalista e empresário Cásper Líbero. Oficialmente, no dia 15 de março, daquele ano, a rádio passou a se chamar Rádio Gazeta PRA-6 - A Emissora de Elite. Segundo historiadores, o slogan não se referia a uma elite econômica, mas cultural.
No início de sua trajetória, a Rádio Gazeta AM tinha sua programação era dedicada à música erudita, transmitindo concertos ao vivo de seu auditório. A partir de 1963, a Rádio Gazeta AM passou a incluir programas jornalísticos e esportivos. Grandes nomes do jornalismo e do rádio brasileiro passaram pela emissora, entre eles Jota Júnior, José Italiano, Dalmo Pessoa, Peirão de Castro, Armando Gomes, José Isaias, Alexandre Nemeth, Lídio Soares e Delfin Pinto.
Também tiveram passagem pela emissora, nas décadas de 70 e 80: Galvão Bueno, Osmar Santos, Rubens Pecci, Barbosa Filho, Oswaldo Maciel, Henrique Guilherme, João Batista, Silva Netto, Cleber Machado e Tony José. Ainda na década de 1980, a Rádio Gazeta se tornou grande referência quando o assunto era esporte.
A emissora conta com a intensa participação dos seus estudantes em atividades diárias, seja na atuação de estágio, monitoria ou atividades laboratoriais. Dessa forma, em conjunto com os profissionais da emissora, os alunos vivenciam o exercício da profissão das áreas da comunicação e realizam atividade complementar ao ensino superior.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Gazeta AM, aniversário, premiação, São Paulo