Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 10 de Março de 2014 @ 14:56

Panorama: Interferências no sinal FM avançam pelo norte de Santa Catarina

Joinville – Número de estações possivelmente irregulares cresce em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina

Publicidade
Em 2011 o Tudo Rádio realizou um levantamento sobre a ocupação da faixa FM de Joinville, maior cidade em população no estado de Santa Catarina. Desde então o número de estações supostamente clandestinas tem crescido e, aquelas que já estavam no ar, ampliaram o período que estão no ar e também elevaram o seu raio de alcance. E o resultado disso é uma maior interferência no espectro FM, diminuindo a captação de outras estações legalizadas. Devido a sua localização e topografia, Joinville é um local atingido por FMs do Paraná e Santa Catarina, além de possíveis propagações atípicas vindas de outros estados (como São Paulo). As interferências também afetam rádios locais e outros serviços que utilizam a radiodifusão.
 
As rádios listadas são indicadas como possíveis FMs ilegais, não constando no plano de distribuição de canais da Anatel (agência que fiscaliza a prática de radiodifusão nacional). Essas rádios comercializam “spots” com o comércio local de Joinville, operando também com potências que possibilitam a sua captação em outros municípios da região. Algumas utilizam canais próximos aos de outras rádios legalizadas de Santa Catarina, atrapalhando a propagação desses sinais pelo norte de Santa Catarina. Parte dessas estações possuem páginas na internet, divulgam telefones celulares e fixos, entre outros canais de comunicação com as áreas onde atuam. 
 
Acompanhe a listagem levantada pelo Tudo Rádio e colaboradores a partir de Joinville:
 
93.1 FM –  Interfere nos sinais das rádios Band FM 92.9 de Itajaí e 93 FM 93.3 de Rio do Sul.
 
93.3 FM – Encobre o sinal da 93 FM de Rio do Sul no norte de Santa Catarina.
 
93.9 FM  - Atrapalha o sinal da Jovem Pan FM 94.1 de Itajaí. Chega a encobrir a Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba no litoral do Paraná.
 
95.7 / 95.9 FM  - alterna entre as duas frequências, até para fugir das interferências da 96.1 FM, o sinal desta FM é fraco e nem sempre está no ar, sendo mais percebido nos fins de semana e na região do bairro Atiradores e Glória.
 
96.1 FM  - Atrapalha o sinal da Litoral Sul FM 95.9 de Paranaguá no litoral norte de Santa Catarina e Joinville, encobre o sinal da Band FM 96.1 de Florianópolis e atrapalha o sinal da BandNews FM 96.3 de Curitiba, na zona leste e sul de Joinville.
 
97.1 FM  - Atrapalha o sinal da Novo Tempo FM 96.9 de Florianópolis, encobre a E-Paraná FM 97.1 de Curitiba, na zona leste e sul e centro de Joinville.
 
97.5 FM  - Encobre o sinal da Menina FM 97.5 de Blumenau e atrapalha o sinal da Massa FM 97.7 de Curitiba, na zona leste, sul, centro de Joinville.
 
100.1 FM - Atrapalha o sinal da Amizade FM 99.9 de Corupá (inclusive nas proximidades com a região de Jaraguá do Sul, foco da emissora) e da Transamérica FM 100.3 de Curitiba, em toda Joinville principalmente na zona norte da cidade. Também é captada no litoral do Paraná, área de interesse da Transamérica de Curitiba.
 
100.7 FM - Atrapalha o sinal da Menina FM 100.5 de Balneário Camboriú e da Atlântida FM 100.9 de Florianópolis.
 
101.5 FM - Encobre o sinal da Clube FM 101.5, que tinha um sinal bom em toda zona norte, leste e centro de Joinville, além de interferências no sinal da rádio curitibana na zona oeste e quase toda zona Sul da cidade.
 
106.7 FM - Atrapalha a Novo Tempo FM 106.5 de Curitiba, e encobre a 106.7 FM de Itajaí, na zona norte de Joinville.
 
A expectativa do meio FM catarinense é de que exista uma ação fiscalizatória para minimizar os efeitos de interferências na faixa FM de Joinville e de outras cidades próximas.
 
Pirataria é crônica no país. Em algumas áreas do sul é novidade
 
O número de emissoras supostamente irregulares é alto nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outros. As áreas metropolitanas da capital paulista, Campinas e Baixada Santista sofrem com interferências, fato que diminuí de forma considerável o avanço dos sinais das FMs locais. Algumas estações de São Paulo não conseguem atingir determinadas áreas de seu próprio município em decorrência das interferências de FMs clandestinas. Porém esse é um problema relativamente novo em mercados como Joinville e Curitiba.
 
A Grande Curitiba convivem com poucas emissoras que atuam fora da listagem de distribuição de canais indicada pela Anatel, porém esse número tem crescido nos últimos meses. Foram captadas rádios em 94.5 FM, 94.7 FM, 99.9 FM, 100.9 FM, 105.9 FM e 106.3 FM nas cidades de Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais e Piraquara, canais que não estão indicados à operação de rádios legalizadas segundo a Anatel. Essa ocupação tem atrapalhado a propagação de sinais de FMs de outras cidades, além de outros serviços de radiodifusão. 
 
O rádio no norte catarinense – Veja e ouça a lista de FMs legalizadas que atuam em Joinville e região: clique aqui.
Tags: Rádios, clandestinas, comerciais, Anatel, Joinville

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.