Um dos motivos para manter Voz do Brasil no ar é desmistificado pelo Ibope
A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pelo Instituto Ibope, a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), apontou um dado importante que pode influenciar na votação do projeto que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil. Segundo o levantamento, 66% dos pesquisados não ouvem o noticioso em nenhum dia da semana. Essa informação desmistifica também os defensores do programa, que dizem que o noticioso tem grande importância para regiões mais afastadas do Brasil, como a Norte. Porém, essa é uma das regiões que concentram maior índice de não-ouvintes do programa.
Rádio Gazeta completa 71 anos no próximo dia 15
A Rádio Gazeta AM 890 de São Paulo vai comemorar aniversário na próxima semana. A emissora, controlada pela Fundação Casper Líbero, vai completar 71 anos, sendo considerada a primeira rádio oficial da capital paulista. Apesar de ser uma das mais tradicionais emissoras do Brasil, a Gazeta AM está apenas na 25ª posição do ranking geral das AMs da capital paulista, segundo pesquisa do Instituto Ibope divulgado no mês passado. De acordo com o histórico da rádio, em 1943, a antiga Sociedade Rádio Educadora Paulista (primeira estação de rádio oficial da cidade de São Paulo), foi adquirida pelo jornalista e empresário Cásper Líbero.
Rádio Cidade já está no ar no Rio de Janeiro
A Rádio Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro já está no ar. A emissora voltou ao dial da capital fluminense após oito anos. A estreia ocorreu às 7 horas desta segunda-feira com uma chamada falando da história da emissora. Os locutores que foram contratados para a nova fase da emissora permaneceram no ar fazendo a integração com os ouvintes, que entraram em contato com a rádio por meio das redes sociais e telefone. Apesar de várias especulações sobre o segmento que a emissora iria adotar com a sua volta, a rádio manteve a linha artística voltado ao rock, que tinha quando deixou o dial para dar lugar ao projeto da Oi FM. O site da rádio também propunha aos internautas uma série de pesquisas musicais com vários estilos, incluindo sertanejo, pagode e funk.
Rádio comunitária é incendiada no interior da Paraíba
A rádio comunitária Pedra Branca FM 87.9 de Pedra Branca, localizada no Sertão do estado, a 445 quilômetros de João Pessoa, teve seu estúdio do ar completamente destruído por um incêndio ocorrido na noite do último sábado, dia 8. Uma perícia foi realizada no local para colher mais pistas sobre os possíveis responsáveis pelo incêndio. De acordo com informações, por volta das 23 horas dois homens foram vistos tentando entrar na emissora pela porta com uma chave. Sem sucesso, eles teriam quebrado uma janela para entrar na emissora.
História: Transamérica completa hoje 37 anos em Curitiba
Hoje, 10 de março, é o aniversário da Transamérica FM 100.3. A emissora está completando 37 anos de trabalhos ininterruptos na capital paranaense. Fundada em 1977, a Transamérica de Curitiba é considerada uma das principais estações do Sul do país, além de ostentar uma importante estrutura técnica. Atualmente a emissora segue com sua linha de programação musical voltada ao segmento jovem/pop, porém tem o futebol como um de seus pontos fortes de audiência e comercialização (projeto que está no ar desde 2001). Os 37 anos da Transamérica foram marcados por várias fases distintas da rádio.
Panorama: Interferências no sinal FM avançam pelo norte de Santa Catarina
Em 2011 o Tudo Rádio realizou um levantamento sobre a ocupação da faixa FM de Joinville, maior cidade em população no estado de Santa Catarina. Desde então o número de estações supostamente clandestinas tem crescido e, aquelas que já estavam no ar, ampliaram o período que estão no ar e também elevaram o seu raio de alcance. E o resultado disso é uma maior interferência no espectro FM, diminuindo a captação de outras estações legalizadas. Devido a sua localização e topografia, Joinville é um local atingido por FMs do Paraná e Santa Catarina, além de possíveis propagações atípicas vindas de outros estados (como São Paulo). As interferências também afetam rádios locais e outros serviços que utilizam a radiodifusão.