A revista e o portal Imprensa promoveram na noite desta terça-feira, uma cerimônia para a entrega do Troféu Mulher Imprensa 2014. O evento reconhece o trabalho de mulheres jornalistas em diversas categorias – Âncora de Telejornal, Repórter de Telejornal, Comentarista/Colunista de TV, Repórter de Jornal, Repórter de Revista, Colunista de Jornalismo Impresso, Repórter Fotográfica de Jornal ou Revista, Âncora de Rádio, Repórter de Rádio, Comentarista/Colunista de Rádio, Repórter de Site de Notícias, Jornalista de Mídias Sociais, Assessora de Imprensa Corporativa, Assessora de Imprensa Agência, Diretora de Redação. Além disso, há os prêmios de Contribuição ao Jornalismo e a nova categoria Personalidade do Ano, que homenageia mulheres de destaque no mercado, em qualquer área de atuação.
Antes de iniciar a entrega dos troféus, premiadas e convidados ressaltaram a importância de um evento que evidencie o trabalho dessas jornalistas. Milton Jung, da rádio CBN AM 780 FM 90.5 de São Paulo e apresentador do prêmio, disse que as mulheres estão dominando as redações com muita competência e que isso é resultado do esforço delas em terem uma formação ampla e, muitas vezes, maior que dos colegas do sexo masculino. Para Eduardo Ribeiro, do Jornalistas & Cia e jurado do prêmio, “o avanço da mulher no mercado chegou para ficar. Em assessoria esse número representa 75%".
O reflexo dessa presença feminina no jornalismo também foi destacada por Eduardo Barão, da BandNews FM FM 96.9 de São Paulo. "As mulheres estão invadindo as redações das rádios. Isso mostra que o veículo deixou de ser exclusivamente masculino. Até porque, queremos esta fatia de ouvintes e, cada vez mais, temos mulheres ligadas ao rádio no caminho do trabalho ou em outros situações”, ressaltou.
A premiação começou com um discurso de Sinval de Itacarambi Leão, diretor responsável e fundador de Imprensa, que ressaltou a décima edição ininterrupta do Troféu Mulher Imprensa. Para o jornalista, isso reflete a ascensão feminina na profissão e a importância de premiá-las por seus trabalhos.
Ganhadora pela terceira vez na categoria Âncora de rádio, Tatiana Vasconcelos, da BandNews FM, leu um relato emocionado de uma ouvinte que ressaltou como seu trabalho a incentivou a seguir seus sonhos. Para ela, feedbacks deste tipo mostram a importância de seu trabalho e como isso a incentiva a continuar neste caminho, mesmo com todas as dificuldades da profissão.
Michelle Trombelli, da BandNews, agraciada pela segunda vez como Repórter de Rádio, destacou a importância da família para que pudesse alcançar sucesso na carreira. Daniela Pinheiro, da Piauí, que conquistou o troféu como Repórter de Revista, levou seu filho de cinco anos à festa para que ele pudesse ver o resultado de sua ausência enquanto trabalha. Para ela, o apoio da família é fundamental para que possa ter bons resultados no campo profissional. Sheila Magalhães, da BandNews FM, levou o troféu como Diretora de Redação. Ela destacou seu papel como administradora de pessoas e talentos e como isso é importante para que os profissionais possam ascender em suas carreiras.
Com informações do Portal Imprensa
Tags:
Rádio, troféu, homenagem, jornalista, São Paulo, Imprensa