Segunda-Feira, 24 de Março de 2014 @ 17:04
São Paulo – Dados são referentes a um universo superior a 5 milhões das classes AB e com idade igual ou superior a 18 anos
O Tudo Rádio tem apontado panoramas parciais referentes às pesquisas que mostram o comportamento da audiência de rádio em diferentes regiões brasileiras, além de suas preferências. A última medição do Instituto Marplan (divulgado agora em março, referente a Out./12 - Set./13) indica dados de alcance das principais estações em FM de São Paulo e região metropolitana, focando o público da faixa etária igual ou superior a 18 anos, presente nas classes AB. A pesquisa abrange um período de 7 dias, totalizando um universo de 5 milhões de pessoas. Nesse panorama as rádios Alpha FM 101.7, Jovem Pan FM 100.9 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 ocupam as primeiras colocações, todas acima da marca dos 750 mil ouvintes dentro desse perfil.
Nesse perfil de pesquisa a Alpha FM registrou um alcance de 814 mil pessoas, durante um período de 7 dias (18+, classes AB). Na sequência aparece a Jovem Pan FM 100.9, com um alcance de 794 mil ouvintes dentro desse mesmo filtro da pesquisa Marplan. Nesses dois casos as rádios Alpha FM e Jovem Pan FM são lideres em seus segmentos artísticos, dentro desse perfil e universo de ouvinte. Na sequência aparece a 89 A Rádio Rock FM 89.1, indicada com um alcance de 763 mil. A primeira popular nesse ranking aparece em quarto lugar, posição ocupada pela Band FM 96.1 (atingiu 728 mil ouvintes dentro desse perfil igual ou superior a 18 anos, classes AB).
A pesquisa do Instituto Marplan aponta as rádios Kiss FM 102.1, Nativa FM 95.3, Metropolitana FM 98.5, Nova Brasil FM 89.7 e Mix FM 106.3 na sequência do ranking, todas acima da marca dos 600 mil ouvintes de alcance nesses 7 dias, dentro do universo AB 18 anos ou mais. Antena 1 FM 94.7 e CBN FM 90.5 (melhor jornalística posicionada no ranking, com um impacto superior a 500 mil ouvintes dentro desse filtro da medição, apesar da Jovem Pan FM contar com uma ampla grade jornalística na faixa da manhã – horário nobre do segmento) fecham o “top 10” nesse perfil. O meio de São Paulo possuem mais de 30 rádios ativas disputando a audiência em diferentes gêneros e perfis de programação e públicos.
Com os jovens no AB
Quando a pesquisa diminui o limite de idade (considerando o público abaixo dos 18 anos) as posições entre sofrem alterações, passando a ter a Jovem Pan FM como líder no AB (13 anos ou mais - 13 a 70 anos) e acima dos 885 mil ouvintes em um universo que pula para mais de 6,5 milhões de pessoas em São Paulo e região metropolitana. Nessa abrangência as primeiras colocações passam a ser ocupadas pelas rádios Jovem Pan, 89 A Rádio Rock, Alpha FM, Band FM e Mix FM, todas acima dos 780 mil ouvintes de alcance. O ranking também considera os últimos sete dias, tendo a mesma abrangência temporal. Kiss FM, Metropolitana FM, Nativa FM, Nova Brasil FM e Antena 1 fecham o “top 10”.
Os dois filtros apresentados aqui não fazem distinção dos sexo dos ouvintes e está sendo trabalhado pelos marketing de emissoras importantes de São Paulo (por se tratar do resultado referente a um público com perfil de consumo elevado). O Tudo Rádio também já destacou recentemente o panorama geral da audiência FM da capital paulista com base no Instituto Ibope, além do comportamento da audiência nos filtros “carros”, “internet” e também “audiência esportiva”. Acompanhe a redação para obter mais detalhes sobre a audiência de rádio brasileira.
Rádios de São Paulo – Veja a lista completa de FMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.