A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro estreou mais uma temporada do programa “Radioteatro - Contos no rádio”. O voltou ao ar na segunda-feira, às 9 horas, na programação da Nacional AM. O Núcleo de Dramaturgia das Rádios EBC convocou, em uma campanha, autores, dramaturgos e poetas para participarem do projeto.
“Humor, poesia, drama, aventura. Estamos reaprendendo a fazer rádio. Não se sabe bem o perfil deste novo ouvinte, seus gostos e anseios” diz Xico Teixeira, gerente das Rádios EBC, Rádio MEC e Rádio Nacional. Um dos gêneros mais difundidos pelo rádio desde 1940, a dramaturgia foi perdendo espaço para a música. Mas, se depender desta turma de atores, a arte de contar histórias usando apenas o recurso da voz não vai morrer.
“No passado, a estrutura era mais propícia para interpretar. Lembro que havia um grande microfone central no meio do estúdio. A dinâmica da cena acontecia na medida em que nos aproximávamos e nos afastávamos dele” conta Gerdal dos Santos, veterano radioator, que viveu a época de ouro do rádio e hoje integra o elenco, que nasceu em 2008, por iniciativa da Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC (Soar).
A equipe é formada por 11 profissionais: tores, roteiristas, sonoplastas e operadores de áudio. A direção artística é de Lauro Goes, e a produção, de Nelly Coelho. “O precisamos é descobrir como acordar os ouvidos de um mundo quase que totalmente visual”, diz Joice Marino, uma das atrizes.
Na estreia, foi apresentado um um docudrama sobre o golpe militar, “Eles não nos calaram”, com depoimentos de Gracindo Junior e Gerdal dos Santos. Os demais capítulos de “Radioteatro - Contos no rádio” vão ao ar aos sábados, às 10h.
Com informações do O Globo
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Nacional, EBC, teatro, Rio de Janeiro