No dia em que lançou a campanha “A Voz que eu quero ouvir”, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) divulgou também os resultados de uma pesquisa realizada pelo DataFolha sobre a opinião dos brasileiros em relação ao programa A Voz do Brasil. Segundo o levantamento, 68% dos brasileiros são favoráveis e o saldo dos que ouviriam mais o programa é de 13 pontos percentuais.
A flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil, que permitiria iniciá-lo entre 19h e 22h, tem amplo apoio popular e aumentaria a sua audiência, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, em Brasília. Permitir o início da transmissão até as 22h é o que propõe a deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) por meio do projeto de lei 595/2003. O texto já passou pelo Senado e aguarda votação definitiva na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, depende apenas de sanção presidencial.
O estudo do Datafolha revelou a percepção do brasileiro diante de A Voz do Brasil: 64% julgam o programa importante, mas 59% nunca sintonizam nele. Entre os 41% que o acompanham, apenas 7% ouvem do início ao fim. A pesquisa mostrou ainda que 22% dos entrevistados ouviriam mais A Voz do Brasil, resultando em aumento de 13 pontos percentuais na audiência. Desta forma, haveria uma provável redução do grupo de não ouvintes, que cairia dos atuais 59% para 51%.
Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a ampliação do horário seria responsável pelo aumento do número de ouvintes. “Hoje, quem não pode ouvir às 19h não tem outra opção. Aumentando a exposição, a audiência também cresce. É uma alternativa boa para o rádio e para o programa”, afirma.
O Instituto Datafolha ouviu 2.091 entrevistas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro, em 135 municípios. Para garantir a representatividade, a amostra mescla entrevistados de todos os estados e classes econômicas, sendo que 39% residem em regiões metropolitanas e 41% no interior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Deputados federais apresentam requerimentos para inclusão do PL da Voz do Brasil
No dia em que a Abert lançou a campanha “A voz que eu quero ouvir”, que defende a votação e aprovação do projeto de lei que permite a flexibilização da transmissão da Voz do Brasil, quatro deputados federais apresentaram requerimento solicitando a inclusão do projeto na pauta de votação da próxima semana. Além deles, outra solicitação foi feita no dia 26.
Os pedidos apresentados nesta quinta-feira são dos deputados federais Vitor Paulo (PRB-RJ), Cleber Verde (PRB-MA), Otoniel Lima (PRB-SP) e Márcio Marinho (PRB-BA). Na quarta-feira, foi o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR) que solicitou a inclusão do projeto junto à pauta de votação da próxima semana. Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados não havia divulgado a agenda de votação da próxima semana.
A Abert disponibilizou um abaixo-assinado para que o projeto seja votado. Para participar, basta acessar o site
www.avozqueeuqueroouvir.com.br/ e seguir as instruções.
Com informações da Abert
Tags:
Rádio, Voz do Brasil, votação, Câmara, Deputados