Minicon confirma que mais de 800 emissoras já pediram mudança para faixa FM
Nas primeiras sessões públicas realizadas em oito capitais brasileiras, o Ministério das Comunicações recebeu 819 pedidos de migração de rádios AM para a faixa de FM. O número de requerimentos abrange 83% das emissoras AM que operam nos Estados onde já ocorreram os encontros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul. Na maioria dos Estados, a adesão foi alta. Em Santa Catarina, por exemplo, das 108 emissoras AM existentes no Estado, 100 delas pediram a migração. Em São Paulo, que possui 274 rádios AM, 237 delas apresentaram o requerimento para mudar de faixa. A Bahia foi o Estado com menos pedidos: das 98 emissoras, 58 solicitaram a migração, pouco mais da metade do total.
Associação Nacional de Radialista promove encontro em Rondônia
A Associação Nacional de Radialista (ANRADIO) vai realizar o segundo encontro estadual da categoria no estado. Desta vez, o encontro será neste sábado, 28, em Porto Velho, capital de Rondônia. Diversas autoridades políticas municipais e estaduais confirmaram presença, entre eles o senador Acyr Gurgaca (PDT-RO). No primeiro evento realizado neste estado, houve a eleição e constituição da subsede da ANRADIO Rondônia. O encontro deste sábado servirá de oportunidade para aproximar e conscientizar os profissionais da radiodifusão, no sentido de compreender o papel da entidade e os benefícios propostos a partir da sua criação.
Iguatemi Prime FM volta a ser captada de forma local no dial FM de São Paulo
A Iguatemi Prime FM 103.7 de São Paulo passa a ser captada novamente na capital paulista e região metropolitana. Apesar da mudança de canal já ter sido efetuada antes mesmo da FM deixar os 92.5 FM (sua sintonia original), a captação do sinal da FM está melhorando aos poucos em várias regiões da cidade. Na semana passada a rádio deixou em definitivo a frequência anterior (alteração ocorrida na quinta-feira, 20 de março), após trabalhar aproximadamente três dias em duas sintonias para minimizar os impactos dessa fase de transição. Durante essa semana a Iguatemi Prime FM teve a sua cobertura ampliada de forma gradual em São Paulo. A rádio passou a ocupar uma frequência inédita no dial FM de São Paulo, sintonia que nos últimos anos era uma das preferidas da radiodifusão clandestina devido a distância do dial 103.7 FM em relação à outras estações legalizadas na capital.
Afiliada da Band FM no interior paulista comemorou 12 anos nesta semana
A Band FM 96.1 de Catanduva completou doze anos de trabalhos nesta área do interior de São Paulo no último dia 25. A emissora é uma das principais parceiras da rede paulista no estado e também vive uma forte concorrência local, apesar da cidade-sede da emissora ter cerca de 110 mil habitantes. Esses doze anos de Band FM foram marcados por várias situações, como troca de frequência e mudanças técnicas. Inaugurada em 25 de março de 2002, a Band FM Catanduva deixou de operar através dos 94.9 FM em abril de 2009, iniciando suas transmissões em 96.1 FM, concessão nova do interior paulista. A alteração possibilitou a estreia da Rede Aleluia na cidade, estação que segue operando em 94.9 FM. Além dos onze anos de Band FM na cidade, em abril a rádio completará cinco anos de trabalhos em 96.1 FM.
Pesquisa do DataFolha mostra que 68% dos brasileiros apoiam flexibilização da Voz do Brasil
No dia em que lançou a campanha “A Voz que eu quero ouvir”, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) divulgou também os resultados de uma pesquisa realizada pelo DataFolha sobre a opinião dos brasileiros em relação ao programa A Voz do Brasil. Segundo o levantamento, 68% dos brasileiros são favoráveis e o saldo dos que ouviriam mais o programa é de 13 pontos percentuais. A flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil, que permitiria iniciá-lo entre 19h e 22h, tem amplo apoio popular e aumentaria a sua audiência, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, em Brasília. Permitir o início da transmissão até as 22h é o que propõe a deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) por meio do projeto de lei 595/2003. O texto já passou pelo Senado e aguarda votação definitiva na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, depende apenas de sanção presidencial.
Justiça começa a ouvir testemunhas do assassinato de radialista
Pelo menos oito testemunhas intimadas para a audiência de instrução sobre o assassinato da radialista Lana Micol Cirino Fonseca (foto/EBC) começaram a ser ouvidas nessa quarta, 26. Entre elas, o ex-marido da vítima e principal suspeito do crime, Edimar Nogueira Ribeiro, e o representante do Ministério Público. Foram intimadas 17 testemunhas, mas nem todas compareceram. Será marcada nova audiência para ouvir as que faltaram. Depois de ouvir todas as testemunhas, a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral, do Fórum de Tabatinga (AM), onde aconteceu o crime, poderá encaminhar o processo para o júri popular, adiar a sessão para novas averiguações e diligências ou arquivar o processo por falta de provas.