A Associação Nacional de Broadcast (NAB) divulgou os números preliminares da edição 2014 da maior feira de produção e transmissão de rádio e TV do mundo, realizada em Las Vegas, de 5 a 10 de abril. Este ano, a NAB Show registrou aumento de 4% sobre o número de visitantes de 2013. Foram 98.015 no total. O espaço de exposições teve crescimento de 7%, com 1.746 empresas expositoras, em 90 mil m2 de área. Segundo a entidade, a NAB Show teve o total de visitantes 98.015, sendo que 25.989 foram visitantes internacionais, de 159 países e 1.674 jornalistas.
Segundo o vice-presidente da entidade, Dennis Wharton, o evento se mantém como o líder no mercado mundial de comunicação. “A NAB Show continua a ocupar a posição de líder no mercado global de tecnologia para todas as mídias”, disse Wharton, em entrevista coletiva. “Nós ficamos honrados, pois muitos profissionais de comunicação elegeram a NAB como uma feira para ser visitada todos os anos, compartilhando conhecimento para produção e transmissão. Agradecimentos especiais para todos os expositores e visitantes pelo excelente retorno, e pela oportunidade de manter a NAB como principal evento do ano no mundo”, concluiu.
O presidente da Associação Americana de Broadcast, Gordon Smith, indicou a principal tendência do evento, dando grande destaque para a convergência entre a Internet e as transmissões de rádio e TV. “Estamos começando a ver a incrível força da convergência da Internet com transmissões de rádio e TV. Isso está mudando e melhorando as formas como nos comunicamos, criando novas plataformas para a entrega de conteúdo para o consumidor”, defendeu.
A NAB Show aconteceu no Las Vegas Convention Center e contou com exposição, fóruns de discussão e apresentações de projetos relacionados à comunicação voltada à TV e Rádio em todo o mundo. Em 2013, o número final de visitantes registrados foi 93.850. Em busca de novas oportunidades de negócios, 18 empresas brasileiras participaram do evento. A iniciativa foi organizada pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica).
Parceria da NAB com a SET Brasil
No último dia da NAB Show em Las Vegas, os olhos já começam a se voltar para outros países. E o Brasil é um deles, graças à parceria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Juntamente com Espanha e Emirados Árabes, o Brasil faz parte dos países que receberão eventos do mesmo porte da NAB.
O projeto NAB Collaborative tem como objetivo incrementar a indústria global de tecnologia, contribuindo para a realização de eventos regionais, criando redes de conhecimento e inovação em outros países. Juntos, esses parceiros conseguem reunir as melhores ideias, os melhores líderes e as mais avançadas tecnologias para estudos e implementações nas transmissões e produções de rádio e TV pelo mundo.
O projeto conta com três eventos além da NAB Show: o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha (que aconteceu de 24 a 27 de fevereiro); a CABSAT, em Dubai (11 e 12 de março); e a SET Expo, em São Paulo, próximo grande evento com projeção mundial, que acontece de 24 a 27 de agosto.
A SET já tem grande presença na NAB Show. Todos os anos a entidade coordena as atividades voltadas à delegação brasileira e possui espaço próprio para apresentações, discussões e reuniões de negócios. O Brasil já tem tradição na feira em Las Vegas e é uma das maiores delegações internacionais.
Tags:
Rádio, NAB Show, evento, radiodifusão, Las Vegas