O mercado FM de Florianópolis está movimentado com a divulgação de mais um panorama geral da audiência FM na capital e região metropolitana. Os dados são do Instituto Ibope e foram repassados às agências do meio e emissoras participantes. O rádio da capital catarinense é conhecido pela intensa disputa travada entre emissoras de vários segmentos, onde os gêneros principais de programação contam com pelo menos duas estações de grande porte. Na comparação com as pesquisas anteriores houve uma mudança no topo da tabela. Acompanhe o panorama parcial (janeiro a março de 2014, 05h-00h, todos os dias e locais):
A Band FM 96.1 foi o principal destaque da medição geral de audiência. A emissora retomou a primeira colocação em alguns dos principais períodos da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, chegando também a alcançar a liderança no share (partilha do total da audiência FM entre as estações participantes da pesquisa) ao unir os resultados das medições “Ilha” e “Continente”. Existe uma concorrência pesada entre as duas primeiras colocadas, panorama acompanhado pelo mercado nos últimos anos. Recentemente a Band FM aparecia na vice-liderança geral, perseguindo a Regional FM 106.5 nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope.
Mais destaques: a Atlântida FM 100.9 mantém o seu bom desempenho em Florianópolis e continua na preferência no segmento jovem/pop local, ocupando assim a terceira posição geral nos principais períodos da medição. Esse resultado vem sendo mantido pela FM desde o início do ano, rádio que também trava uma concorrência acirrada em Florianópolis e região metropolitana.
E no segmento adulto-contemporâneo a preferência do ouvinte é a Antena 1 FM 92.1, emissora que ocupa a quinta colocação geral nos principais períodos da medição e tem em Florianópolis um dos melhores resultados proporcionais entre as demais FMs que compõe a rede Antena 1.
Curiosidade: Ilha e Continente
O mercado de Florianópolis costuma apresentar os desempenhos das rádios com base nas zonas geográficas medidas pelo Instituto Ibope. Esse tipo de medição ocorre em outras praças, porém são dados que acabam ficando mais restrito aos departamentos artísticos e comerciais das emissoras envolvidas. Em Florianópolis o resultado em cada zona pode ser diferente: na Ilha a preferência no adulto-contemporâneo na atual medição é da Itapema FM 93.7 e no “Continente 1” (São José, Palhoça e Biguaçu) a liderança geral é da Regional FM. O “Continente 2” contempla as áreas urbanas de Estreito, Coqueiros, Capoeiras e Jardim Atlântico.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Florianópolis e ouça ao vivo cada projeto de rádio:
clique aqui
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, audiência, Florianópolis