A morte do narrador Luciano do Valle causou grande comoção entre os profissionais da área e teve ampla cobertura nas rádios e TVs de todo o Brasil. O jornalista faleceu no último sábado quando ia para Uberlândia, onde iria fazer a transmissão do jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Assim que houve a confirmação da morte do narrador, as rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação já passaram a repercutir a informação. Durante toda a tarde do sábado, a Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 ouviu jornalistas e atletas que comentaram a importância de Luciano do Valle na divulgação de várias modalidades esportivas, como o basquete, o boxe, a sinuca, a ginástica olímpica, o futebol de másters, o automobilismo e, principalmente o vôlei.
Outras emissoras também destacaram a importância e a falta que Luciano do Valle fará ao jornalismo esportivo brasileiro. Além das homenagens nos veículos do Grupo Bandeirantes, a Rede Globo também homenageou o jornalista durante a transmissão dos jogos e nos programas, inclusive nesta segunda-feira, como o Globo Esporte.
Luciano do Valle nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em 1947. Ele começou a carreira profissional aos 16 anos como locutor na Rádio Educadora, ao lado do radialista Lombardi Netto. Trabalhou na Rádio Brasil AM de Campinas, antes de ser convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello para atuar na Rádio Gazeta AM em São Paulo. Em 1968, mudou-se para a Rádio Nacional AM.
Ele chegou à TV em 1971, pela própria Globo. Ali, substituiu Geraldo José de Almeida no posto de titular, na fase pré-Galvão Bueno. Pela emissora carioca, narrou o segundo título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, em 1974, e transmitiu duas Copas (1978 e 1982) e duas Olimpíadas (1976 e 1980). Quando saiu da Globo, teve uma rápida passagem pela Record, onde organizou o jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética, no Maracanã, que detém, até hoje, o recorde de público numa partida de vôlei.
No início de 2012, Luciano teve um AVC que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar. Apesar da saúde debilitada, o narrador não se afastou das transmissões e não falava em aposentadoria. Uma operação na bexiga o tirou da cobertura dos Jogos de Londres de 2012 pela Bandsports. Seu último trabalho foi na final do Campeonato Paulista, quando o Ituano venceu, nos pênaltis, o Santos e levou o título.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, narrador, Luciano do Valle, Bandeirantes, São Paulo