Jovem Pan FM leva ouvinte para ver jogo importante da Copa Mundo no Mineirão
Mais uma opção para acompanhar um jogo da Copa do Mundo por conta de uma promoção de rádio. A Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte firmou parceria com a Coca-Cola (patrocinadora da Copa do Mundo 2014) para realizar uma ação relacionada ao torneio esportivo. A emissora vai levar um ouvinte e um acompanhante para acompanharem uma partida válida pelas oitavas-de-final, etapa que terá Belo Horizonte como um dos palcos do mundial. A emissora também está investindo em outras promoções para fortalecer a sua marca na capital mineira, praça que tem a Jovem Pan FM como líder no segmento jovem/pop (dados do Instituto Ibope).
Rádio Fanática de Porto Alegre define equipe para transmissão da Copa
A Rádio Fanática, iniciativa realizada durante a Copa das Confederações pelo Grupo RBS e Famecos, definiu sua equipe para a transmissão da Copa do Mundo de 2014. Como o evento tem maior abrangência, a veiculação, agora, seguirá com transmissão online e ocupará a frequência AM 1120, da atual Rádio Rural, que perderá sua programação normal durante o período do Mundial. A emissora volta durante o período da Copa realizando debates, comentários e informações úteis aos torcedores que irão acompanhar a competição. A iniciativa faz parte do projeto multimídia Liga dos Fanáticos e funcionará na frequência AM 1120 e na web. A produção de conteúdo terá a participação de uma equipe de 13 estudantes de Jornalismo, comandada pelo coordenador de esportes da Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7, Rafael Cechin.
Cidade FM passa a contar com campanhas de TV no mercado de Campinas
A Cidade FM 92.5, importante rádio popular/eclética do interior de São Paulo, está investindo em campanhas publicitárias para divulgar as suas operações no mercado de Campinas e região metropolitana. A informação foi divulgada pelo portal Radiocamp.org, especializado sobre o meio radiofônico campineiro. A provável intenção da emissora com as campanhas televisivas é ampliar a sua audiência em Campinas, levando em consideração o rápido crescimento de uma concorrente direta que possuí pouco tempo de atuação no mercado local. A Cidade FM está entre as estações de rádio em FM mais tradicionais do estado de São Paulo. Segundo o portal Radiocamp.org as campanhas televisivas da Cidade FM estão sendo veiculadas em vários horários da grade de programação da TVB, afiliada à Rede Record em Campinas e região.
Congresso renova outorgas e aprova novas emissoras de radiodifusão em todo o país
O Diário Oficial da União do último dia 20 publicou 33 decretos legislativos versando sobre outorgas de serviços de radiodifusão.Com isso, nos cinco primeiros meses deste ano, o governo publicou 148 decretos legislativos ratificando novas outorgas ou renovações de emissoras de rádio e de televisão. Como de costume, também nesta semana, a imensa maioria dos decretos publicados aprova novas autorizações para execução do serviço de radiodifusão comunitária, sendo 23 ao todo, com cinco apenas no estado de Goiás. As cidades beneficiadas foram Amaralina, Castelândia, Niquelândia e Taquaral de Goiás, além da capital Goiânia. O estado da Bahia teve três, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins tiveram duas cada. Maranhão, Pernambuco e Piauí foram os outros estados contemplados com novas emissoras comunitárias.
Copa: Rádio conta com maior rapidez de recepção entre veículos de comunicação
Quem já assistiu a um jogo de futebol pela TV ouvindo a narração pelo rádio notou a diferença que há entre a recepção do áudio (rádio) e a imagem (TV). O Rádio conta com maior vantagem neste sentido frente a todos os outros veículos de comunicação. Essa vantagem que já é notória, foi destaque de matéria na segunda-feira no jornal Folha S.Paulo como um especial para a Copa do Mundo. A publicação ressaltou a agilidade na recepção do rádio diante da TV e da Internet, veículos que são parceiros de quem gosta de futebol, e será, principalmente, nesta época de Copa do Mundo. De acordo com a matéria, a diferença entre a agilidade do rádio frente aos concorrentes é porque o sinal digital da TV passa por um processamento que não acontece com o sinal analógico.
Radialista lança livro que questiona manipulação de resultados na Copa do Mundo
O radialista e jornalista Rulian Maftum, diretor do Grupo Lumen de Comunicação (que controla emissoras como a Clube FM 101.5 e a Lumen FM 99.5 de Curitiba) lança uma obra que mexe com a maior paixão nacional: o futebol. O lado obscuro do esporte mais popular do planeta é o tema central de “Caixinha de Surpresas”, livro de estreia de Maftum, que mistura suspense policial, tendo o futebol como pano de fundo. A narrativa, publicada pela editora Multifoco, discute a existência de organizações criminosas responsáveis pela manipulação de resultados de partidas em importantes campeonatos. O assunto, considerado tabu no meio esportivo, é exposto por Maftum através de fatos históricos do futebol mundial, que podem revelar indícios da ação de manipuladores de apostas.