Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008 @ 00:32

Exclusivo: Classic Pan em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - Rede Catedral de Comunicação investe mais uma vez e abre mais uma emissora no Mercosul com programação adulta voltada à Foz do Iguaçu
Publicidade

A Tríplice Fronteira ganhará, em breve, mais uma emissora de qualidade. Trata-se da Classic Pan, emissora voltada ao segmento adulto do grupo Jovem Pan de Rádio. A emissora ocupará a freqüência dos 91,1 Mhz, ocupada anteriormente pela Jovem Pan Mercosul (que chegou a operar também nos 91,5 Mhz) e que há poucos dias passou a operar em 93,3 Mhz, com maior potência. Ambas emissoras possuem seu sinal irradiado a partir de Puerto Iguazu, Argentina, num acordo entre radiodifusores argentinos e o Grupo Catedral de Comunicação, que possui sede na cidade de Maringá - PR. Além da Jovem Pan e da Classic Pan Mercosul, o grupo possui ainda a Jovem Pan Maringá 101,3 Mhz, Rádio Catedral FM 106,5 Mhz (também em Maringá), controla a afiliada da Rede TV (Canal 23 UHF) para àquela cidade e possui a Jovem Pan Japan, nos 78,3 Mhz de Tókio, que tem abrangência também em Nagoya e Shonan.

Já estão sendo veiculadas chamadas anunciando a chegada da Classic Pan na frequência dos 91,1 Mhz que enfatiza os diferenciais da emissora como programação que mistura música de qualidade e informação, credibilidade, jornalismo sério e prestação de serviço. Nas chamadas ainda não foi veiculada a data de estréia da emissora.

Análise Mercadológia

A Classic Pan terá um campo livre para explorar o segmento adulto na região. Atualmente existe somente uma emissora explorando esse nicho de mercado na região: a La Estación FM 106,3 Mhz. Esta emissora faz parte de uma rede de 4 emissoras ligadas ao grupo A.J. Vierci, com sede em Asunción, capital do Paraguay. Este grupo é um dos "pesos pesados" em solo paraguaio, pois comanda, além da Rede La Estación, as emissoras Urbana FM 106,9 de Asunción, o Jornal Ultima Hora, Stock Hipermercados (a maior rede do país) e a rede de televisão Telefuturo, canal mais assistido no Paraguay e que possui uma interessante fatia de público em Foz do Iguaçu também. Quanto à La Estación, a emissora possui afiliada em Ciudad del Este e possui um excelente sinal, livre de interferência (comum nesta região devido ao gigantesco número de emissoras piratas - cerca de 50 em FM). Porém, a La Estación veicula cerca de 90% de sua programação musical à músicas "easy hits" em espanhol, deixando assim de criar uma certa familiaridade ao ouvinte iguaçuense.

Durante muitos anos, somente uma emissora manteve o público adulto no dial. A Rádio Concierto FM 89,1 Mhz de Presidente Franco, Paraguay. Esta emissora fazia uma mistura de músicas anos 70 e 80, música clássica e, às 19h, veiculava o "Brasil en Concierto", somente com MPB para conquistar o público das emissoras brasileiras durante o período de veiculação da Voz do Brasil nas emissoras de Foz do Iguaçu. A Concierto, desde o final do anos 90 passou a retransmitir, boa parte do dia e da noite o sinal da Voz da América (na parte de jornalismo) e a VOA MUSIC MIX, de Washington que, por sua vez, mantém uma linha bem mais pop, distanciando assim do público adulto. O sinal desta emissora é excelente.

E de uns tempos para cá, o alcance da Jovem Pan 2 tem melhorado consideravelmente, com seu sinal chegando até o município de Céu Azul (já na região de Cascavel), fazendo com que esta já apareça nas pesquisas de audiência contratadas pelas emissoras oficiais de Foz do Iguaçu, as rádios Itaipu FM 105,7 e Rádio 97 FM 97,7 Mhz (esta, que nos anos 90, foi afiliada da Rede Transamérica Portadora 2, em época que ainda não existia Transamérica Pop e Hits, mas sim dois sinais diferenciados no satélite).

Resta saber se o Grupo Catedral de Comunicações fará investimento humano, ou seja, contratação de novos profissionais para trabalhar na Jovem Pan e na Classic Pan Mercosul, haja visto que a Jovem Pan 2 já possuiu horários locais, porém em espanhol, mas já está há um bom tempo sem horários locais. O Tudo Rádio acompanhará de perto todos os detalhes dessa nova afiliada da Classic Pan na região Oeste do Paraná.


Podcast Tudo Rádio.com - Ouça uma chamada de expectativa da Classic Pan Mercosul através do nosso podcast! Clique na imagem abaixo e faça o download.





Por Cássio Silvério - 28/04/2008
redacao.sul
@tudoradio.com

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Foz do Iguaçu e Maringá

Rádios relacionadas à nota:
Classic Pan - São Paulo 



 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.