Sexta-Feira, 06 de Junho de 2014 @ 07:51
Ponta Grossa – Emissoras já estão em fase de montagem e devem estrear entre o próximo semestre e o início de 2015
A Rádio T FM, extensa rede de emissoras espalhadas por diferentes regiões do Paraná e liderada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, está próxima de estrear mais três estações até o início de 2015. Duas emissoras estão localizadas no interior paranaense e a outra cobrirá o litoral do estado, são elas: Rádio T FM 89.9 de Cantagalo (próxima a Laranjeiras do Sul), Rádio T FM 88.9 de Irati / Inácio Martins e Rádio T FM 100.1 de Matinhos. A Rádio T FM tem crescido de forma considerável nos últimos anos, contando com emissoras em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Campo Mourão, entre outros mercados. Acompanhe:
Próxima da estréia definitiva, a Rádio T FM 89.9 de Cantagalo já está no ar e opera em formato experimental. A emissora aguarda detalhes técnicos locais para poder operar em rede com as demais estações que compõe a Rádio T, situação que deverá ser resolvida já nas próximas semanas. A nova emissora cobrirá cidades como Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, entre outras praças do sudoeste do Paraná. Outra estréia que deverá acontecer em 2014 é da Rádio T FM 88.9 de Inácio Martins, emissora que também deverá ter foco de audiência e comercial na cidade de Irati (praça com cerca de 80 mil habitantes). A futura rádio deverá ter uma estrutura própria nas duas cidades paranaenses.
No caso de Inácio Martins a futura emissora tem mais um ponto curioso: a cidade paranaense é conhecida por ser o “município mais alto do Paraná”, tendo uma altitude média de 1198 metros. No caso da localidade da torre da 88.9 FM o sistema irradiante está sendo instalado numa região cuja altitude é de 1370 metros, ou seja, o raio de cobertura dessa nova FM deverá ser considerável, podendo alcançar localidades que estão distantes mais de 100km (linha reta) de Inácio Martins. Essa condição técnica deverá ampliar de forma considerável a presença da Rádio T no interior do Paraná.
A terceira emissora previsa para a rede é a Rádio T FM 100.1 de Matinhos, estação que poderá estrear entre o final de 2014 e início de 2015. Essa rádio será responsável pela presença da Rádio T no litoral do Paraná, região que é uma das poucas áreas que ainda não conta com uma sintonia local da rede paranaense. A estação está em estágio avançado no processo de liberação da concessão, rádio é será uma novidade na região. A 100.1 FM será uma frequência inédita no litoral e a Rádio T FM passará a contar com cobertura local em praças como Matinhos, Guaratuba, Praia de Leste e Pontal do Paraná. A expectativa é de que a FM também possa ter sintonia em Paranaguá.
Destaque na técnica
As emissoras que passam a integrar a Rádio T FM sempre recebem uma melhoria técnica perceptível até para os ouvintes mais leigos no assunto, com melhoria na qualidade de áudio, sinal e inclusão do sistema RDS. Essas três novas FMs da rede deverão ter as mesmas características técnicas de emissoras da Rádio T situadas em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu (isso em qualidade de áudio e presença do RDS). A última estréia da rede ocorreu na região de Maringá, através da Rádio T FM 93.9 de Astorga (iniciou as atividades em 2 de setembro de 2013).
Rede Rádio T FM – Veja e ouça a lista completa de FMs da Rádio T FM: clique aqui.
Cobertura paranaense – Veja e ouça a cobertura da Rádio T FM e das demais estações do estado: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.