Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 20 de Junho de 2014 @ 15:05

Flexibilização: Copa permite que rádios aproveitem a transmissão da Voz do Brasil em horário alternativo

São Paulo – Emissoras em várias regiões brasileiras optaram por flexibilizar a transmissão da Voz do Brasil, mesmo com a medida sendo temporária
Publicidade

Atualizado - 16h16

Recentemente o Tudo Rádio noticiou a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil, programa obrigatório que vai ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 19h00 (horário de Brasília) desde a década de 30. A possibilidade de transmitir em horário alternativo veio para atender necessidades envolvendo a Copa do Mundo, torneio que possuí um terço dos jogos ocorrendo no período entre 19h00 e 20h00. Com isso as emissoras de rádio podem acompanhar o mundial e realizar a transmissão das partidas, porém não foram apenas as estações esportivas que flexibilizaram o horário da Voz do Brasil. Várias rádios em diferentes regiões do Brasil foram beneficiadas pela medida e decidiram alterar suas grades. Acompanhe:

Uma das rádios que flexibilizou o horário de transmissão da Voz do Brasil foi a Jovem Pan FM, fato que afetou as 54 afiliadas da marca que operam em FM. A rede paulista possuí os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo, porém a rede FM (voltada ao segmento jovem/pop) está transmitindo apenas os jogos da Seleção Brasileira. As 19h00 a Jovem Pan FM aproveitou: alterou a sua grade e seguiu com sua programação característica, passando a atender a sua audiência na faixa das 19h00 às 22h00. Com isso a rádio utiliza uma faixa de audiência nobre com a sua programação original, mesmo que a medida seja temporária (apenas até o final da Copa). O caso da Jovem Pan FM chama a atenção por ser uma rede extensa que cobre diferentes regiões brasileiras.

A Jovem Pan FM não foi a única: a rede liderada pela rádio Mix FM 106.3 de São Paulo também adotou a flexibilização nas emissoras que compõe a sua rede nacional. Essas cadeias seguiram com as suas grades normais durante a tradicional faixa horária da Voz do Brasil, as 19h00. A Rede Transamérica, outra extensa rede de emissoras com três programações diferentes (portadoras jovem/pop, popular/hits e adulto-contemporâneo) também flexibilizou, porém a rede paulista utiliza a faixa horária para acompanhar os jogos da Copa do Mundo (boa parte das partidas nessa primeira fase do torneio são iniciadas as 19h00, horário de Brasília), exceto na rede Transamérica Hits que segue com sua grade normal (musical). O mesmo ocorre com redes como BandNews FM, Rádio Itatiaia, CBN, Rádio Gaúcha, entre outras.

Não foi exclusividade das redes essa mudança temporária nas grades. Muitas emissoras brasileiras resolveram aproveitar a situação para experimentar esse novo cenário. Conforme já noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio a local Educadora FM 91.7 também partiu para essa linha em Campinas (saiba mais), mesmo caso da Massa FM 97.7 em Curitiba (e rede). No Rio de Janeiro as rádios JB FM 99.9, Mix FM 102.1, Rádio Cidade FM 102.9, SulAmérica Paradiso FM 95.7, entre outras, também adotaram o horário alternativo da Voz do Brasil, assim como as rádios que estão acompanhando todos os jogos da Copa do Mundo no dial carioca. Em Belo Horizonte a flexibilização foi percebida em rádios como Jovem Pan FM 99.1 e Alvorada FM 94.9, além das estações que acompanham todas as partidas da Copa.

Entenda a flexibilização

As rádios brasileiras podem transmitir o programa A Voz do Brasil até às 22 horas desde o último dia 12 de junho (quando foi iniciada a Copa do Mundo no país). A presidente Dilma Rousseff autorizou a flexibilização durante o torneio mundial por meio de Medida Provisória, que foi editada no início do mês. Com isso, todas as emissoras podem escolher o melhor horário para exibir o programa governamental. A flexibilização atende reivindicação da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de rádio e televisão). Em março, a Abert lançou a campanha "A voz que eu quero ouvir" para pressionar o Congresso a votar projeto de lei alterando o horário da "Voz do Brasil", que seria veiculado entre 19h as 22h a critério das emissoras. O projeto não avançou, porém existe a expectativa de que a idéia ganhe reforço após a Copa. 

O Tudo Rádio acompanha o tema para você e, em breve, dará um panorama geral sobre a flexibilização momentânea da Voz do Brasil no rádio brasileiro.

Colaborações de Robson Ribeiro, Marcelo Cabrelli, Carlos Massaro e Marcel Cardoso

O rádio pelo país – Veja e ouça a lista de emissoras sintonizadas em todo o país: clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'

Tags: Rádio, flexibilização, Voz do Brasil, Copa do Mundo, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.