Terça-Feira, 24 de Junho de 2014 @ 15:01
Porto Alegre – Eldorado FM também amplia diferença e se isola na vice-liderança geral
Foi divulgado durante a primeira quinzena desse mês mais uma medição da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana, considerado um dos principais mercados de rádio do país. Os dados são do Instituto Ibope e foram repassados às agências de comunicação e emissoras assinantes. A capital gaúcha passa a ver algumas mudanças de posições que são resultados das últimas alterações em projetos e frequências de algumas FMs. O que não muda é o topo da tabela, tendo a líder cada vez mais isolada em sua colocação de destaque. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, março a maio de 2014):
A 104 FM 104.1 segue como principal destaque da medição de audiência do meio FM de Porto Alegre. A rádio popular/eclética controlada pela Rede Pampa ampliou a sua participação no mercado da capital gaúcha e região metropolitana, isso na comparação com o índice obtido pela 104 FM nas pesquisas anteriores. Com o novo avanço a 104 FM fica próxima da marca de 20% no share (resultado da partilha do total da audiência FM entre as rádios participantes), número expressivo para um mercado competitivo como o de Porto Alegre. Na sequência o rádio gaúcho vê outro destaque da Rede Pampa: a Eldorado FM 97.5 segue na vice-liderança geral e também melhorou a sua marca na comparação com os números anteriores. A FM também está isolada nessa posição.
Em terceiro geral está a Rádio Gaúcha FM 93.7, maior audiência jornalística/esportiva da capital e também a rádio do Grupo RBS de melhor desempenho no meio FM. A emissora é acompanhada de perto por outra “irmã de grupo”, a popular/eclética Cidade FM 92.1 que segue em quarto geral e melhorou a sua média de audiência na comparação com o resultado anterior. A líder no segmento jovem/pop e também da RBS, Atlântida FM 94.3, segue em quinto geral e isolada nessa colocação dentro de seu segmento. O ranking também aponta as rádios do segmento adulto-contemporâneo na sequência, com a Continental FM 98.3 em sexto geral (outra emissora da Rede Pampa) e a Antena 1 FM 89.3.
A novidade: a Mix FM 107.1 cravou a sua melhor marca de audiência em Porto Alegre desde a sua estréia (ocorrida em setembro de 2013). A rádio aparece em nono geral em períodos importantes da pesquisa, após oscilar entre as posições de número 14 e 15 nas medições anteriores. A Mix FM ampliou o número de ações locais para promover a sua marca em Porto Alegre, mirando na concorrência com a Atlântida FM e o encerramento da Jovem Pan FM (saiba mais). No geral a rádio está atrás a popular/eclética Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo (que apresentou crescimento na comparação com a pesquisa anterior) e é seguida pela Itapema FM 102.3.
O mercado gaúcho também viu avanços nas médias de rádios como Novo Tempo FM 99.9 (que segue uma tendência de alta na medição), Rádio Grenal FM 95.9, BandNews FM 99.3, entre outras. A Rádio Pampa FM 96.7, novidade no meio, já apresenta os seus primeiros índices na pesquisa.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.