Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 04 de Julho de 2014 @ 10:53

Curiosidade: Pesquisa estima que 48% dos carros serão conectados à internet em 2024

São Paulo – Previsão é realizada pela empresa de pesquisas Analysys Mason, indicando uma forte expansão do setor de rede móvel

Publicidade

Muito se discute no setor de radiodifusão se o rádio vai migrar de vez para a internet ou se as tradicionais transmissões via ondas terrestres continuarão como principal peso da balança de operações do setor. A resposta ainda é uma mera previsão, porém algumas movimentações no mercado de internet podem gerar uma maior importância do acesso ao conteúdo on-line. Uma delas é a pesquisa realizada pela empresa Analysys Mason, essa que indicou que 48% dos automóveis do mundo estarão conectados à internet. Com isso o acesso ao conteúdo radiofônico a partir de um carro poderia ser do mesmo como que é feito nos smartphones ou nos computadores.

A pesquisa aponta que o mercado de soluções em conectividade para automóveis é promissor para as companhias de tecnologia e operadoras de telefonia móvel. A receita para essas empresas com os automóveis conectados - considerando carros de passeio - vai passar de US$ 1,4 bilhão em 2013 para US$ 31 bilhões em 2024. O número de conexões com smartphones por meio de cabos ou Bluetooth também vai crescer ao longo dos anos. Passarão de 4,3 milhões em 2014 para 645 milhões em 2024, impulsionadas principalmente pela expansão econômica e aumento da classe média.

Detalhe: nos últimos cinco anos já era possível ouvir rádio via internet nos carros através de um cabo de áudio auxiliar que liga o smartphone ao som automotivo ou a conexão entre esses dois aparelhos via Bluetooth (muitos rádios dispõe dessa tecnologia). Com isso basta o motorista ou o passageiro abrir o áudio de uma determinada emissora em seu celular através de uma conexão móvel (2G, 3G ou 4G). A tarefa ficará mais simples: empresas como Apple e Google, além de montadoras, já adaptam os seus sistemas para aplicativos desenvolvidos para os veículos, do mesmo modo como ocorre na tela do seu celular.

Segundo a matéria veiculada pelo portal Terra a previsão realizada pelo Analysys Mason faz parte da tendência chamada “internet das coisas”, que prevê que qualquer objeto estará conectado à web no futuro, não apenas carros, mas também casas, eletrodomésticos e até artigos de vestir.

No caso do Brasil a expectativa é de que, para um sistema desses ter total eficácia, as redes móveis precisam passar por uma ampla melhora de qualidade e cobertura. Recentemente o Tudo Rádio apontou um estudo sobre um “apagão” da rede móvel nas estradas brasileiras, além de congestionamentos do 3G nos grandes centros (clique aqui e saiba mais). O portal também abordou a afirmação do Governo brasileiro que prevê 100% de cobertura do 3G nas cidades brasileiras a partir de 2019 (saiba mais).

Rádio ao vivo no celular – Você tem um aparelho com sistema iOS ou Android? Então acesse https://tudoradio.com/radios pelo navegador do seu celular e tenha acesso aos áudios on-line das emissoras brasileiras.

Com informações do portal Terra

Tags: Rede 3G, cobertura, estradas, internet, sinal, rádio, carros

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.