O ato publicado nesta quarta-feira pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, prorrogando a vigência da flexibilização da transmissão da Voz do Brasil serve para que a Medida Provisória seja votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. O período que permitia a transmissão do programa em horário diferente que as 19 horas terminou no último dia 11.
O Tudo Rádio publicou na manhã desta quarta-feira que o ato que foi veiculado hoje permitia a flexibilização por mais sessenta dias. A redação do portal consultou os advogados Rodolfo Moura e Rita Farias (especializados em radiodifusão) para tirar a dúvida sobre a publicação.
Ambos alertaram que o ato serve para que a Medida Provisória não perca a sua eficácia e possa ser votada. O artigo da MP que permitia a flexibilização não foi alterado, portanto, o prazo para a transmissão do programa em outros horários foi encerrado no dia 11.
A Abert também esclareceu que, com a prorrogação da MP 648, as emissoras de rádio só poderão flexibilizar a Voz do Brasil, a partir de agora, em casos excepcionais e de interesse público, pois a medida previa a flexibilização apenas no período da Copa, entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, além desses casos extras.
Ainda assim, a MP determina que a flexibilização só será permitida mediante ato da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). As rádios que necessitarem alterar o horário devem encaminhar ofício à Abert.
Clique aqui e veja a publicação do ato que prorroga a vigência da Medida Provisória no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Tags:
Rádio, Voz do Brasil, flexibilização, Senado, Câmara, Brasília