A Medida Provisória que permitiu às emissoras de rádio de todo o país a flexibilização do programa A Voz do Brasil entre 19h e 22h, no período de jogos da Copa do Mundo 2014, teve adesão de 44% nas rádios comerciais de Pernambuco. O levantamento foi feito pela Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe).
Entre 12 de junho a 11 de julho quase metade das emissoras de Pernambuco flexibilizaram o programa. A média foi acima do registrado no restante do Brasil, que foi de 30%. A forte relação da radiodifusão em Pernambuco com o futebol, uma vez que a transmissão dos campeonatos locais são bastante valorizadas, pode ser a explicação mais lógica.
A pesquisa foi feita pela Asserpe junto a suas associadas através de e-mail. As informações foram encaminhadas à Abert, para serem utilizadas em um levantamento nacional sobre a adesão das emissoras comerciais a flexibilização da Voz do Brasil.
A comissão mista do Congresso que analisa a medida provisória 648/14 aprovou, na quarta-feira passada (16), o texto que libera as emissoras de rádio para transmitir o programa Voz do Brasil em qualquer horário entre 19 e 22 horas. Agora, a Medida Provisória depende de votação nos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados para se tornar lei.
O texto original, enviado pelo Executivo, flexibiliza o horário do programa apenas durante a Copa do Mundo. Já o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprovado pelos parlamentares, mantém a flexibilização após a Copa, exceto para as emissoras educativas, que continuariam a transmitir o programa às 19 horas. As emissoras legislativas também ficariam livres para mudar o horário de transmissão em dia de sessão de votação no plenário.
Com informações da Asserpe
Tags:
Rádio, Asserpe, Voz do Brasil, flexibilização, Pernambuco