O quinto mês de 2014 manteve o ritmo de crescimento dos anteriores para o mercado publicitário brasileiro. O mais recente relatório do Projeto Inter-Meios mostra que, no acumulado de janeiro a maio deste ano, os investimentos em mídia no Brasil movimentaram a quantia de R$ 13,841 bilhões, o que configura um crescimento de 16,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A TV por assinatura continua sendo o veículo com maior crescimento em arrecadação publicitária no País. Nos cinco primeiros meses do ano, o meio faturou 53,9% mais do que no mesmo período de 2013. Também vivenciando um ritmo positivo, a Mídia Exterior aparece em segundo lugar entre os meios que mais cresceram, com alta de 33,5% em seu faturamento.
Também são destaques os desempenhos da Internet (alta de 25,2%), TV aberta (crescimento de 19,5%), Rádio (aumento de 13,6%) e Cinema (alta de 10,3% no período analisado). Os meios que tiveram decréscimo em relação ao faturamento dos cinco primeiros meses do ano passado foram Guias e Listas, com queda de 32%, Revista, que caiu 10,1% e Jornal, que sofreu retração de 6%.
Na divisão das receitas publicitárias, a TV aberta conseguiu ampliar ainda mais sua fatia, que já era gigante em comparação com as demais mídia. De janeiro a maio deste ano, 68,5% das verbas publicitárias do País foram direcionadas à televisão. O Jornal aparece em segundo lugar na divisão das verbas, com 8,9% de participação.
A TV por assinatura, que no mês anterior conquistou o terceiro lugar entre os meios, manteve a posição, com share de 5,3%. A Internet aparece na quarta posição, com 4,6%, bem próxima de Revista, que detém uma fatia de 4,2%. O Rádio ficou com 4% dos investimentos.
Com informações do Meio & Mensagem
Tags:
Rádio, investimento, publicidade, comunicação