Foi lançado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no último dia 21 de agosto, o livro “Mestre da Bola no Ar – Luís Cavalcanti“, do escritor e jornalista Jota Alcides. O lançamento teve o apoio da Asserpe e contou com a participação de grandes nomes da comunicação local, autoridades e pessoas envolvidas com o futebol de Pernambuco.
Nas 112 páginas da publicação, Jota esmiúça a rica trajetória profissional do comentarista da palavra abalizada, como ficou eternizado, tendo como ponto de partida a cidade de Ilhéus, onde nasceu, e era comentarista da Rádio Sociedade da Bahia. A história continua pelo convite para trabalhar na Rádio Olinda, os mais de 30 anos na Rádio Jornal, até a consagração como decano da crônica esportiva brasileira.
“Luís é um ícone da radiodifusão em Pernambuco e um exemplo de profissional para todos os jornalistas. O meio do futebol é um lugar onde as paixões explodem, onde há um jogo de interesses enorme e é cada vez mais difícil conduzir as coisas com tranquilidade. Ao longo dos seus 62 anos, Luís manteve uma conduta ética e moral irretocável, deixando um imenso legado cultural para o povo pernambucano”, afirmou Jota Alcides.
Além do ensaio biográfico, o autor destaca o afetivo laço de amor que Luís Cavalcanti tem com Pernambuco. Jota destaca um trecho da publicação, na qual o radialista comenta sobre a última vez que saiu do Estado para trabalhar. “Eu voltei do Ceará e disse: se todas as portas das emissoras daqui fecharem, eu vou trabalhar em qualquer coisa. Até lavar roupa na beira do Capibaribe eu lavo, mas de Pernambuco não saio mais. E não saí mesmo”, comenta Luís.
Sobre as expectativas em torno de “Mestre da Bola do Ar”, que estará disponível nas livrarias a partir do próximo final de semana ao preço de R$ 30, Jota foi taxativo. “Esperem um profissional ético, um exemplo para o jornalismo, de profunda vivencia ética e moral, além de profundo amor à Pernambuco. Um homem apaixonado pela cultura, pelo frevo, pelo rádio, pelo futebol. Ele ama Pernambuco”, finalizou.
Com informações da Asserpe
Tags:
Rádio, Recife, livro, Asserpe