O rádio paranaense está comemorando nesta terça-feira, 80 anos de transmissões esportivas. O primeiro jogo a ser veiculado foi o clássico entre Atlético Paranaense e Coritiba (conhecido como Atletiba) pela então Rádio Clube (PRB2) – atual Rádio RB2 AM 1430 de Curitiba.
Segundo matéria publicada no portal Terra, há divergências de quando, de fato, aconteceu a primeira transmissão esportiva no Paraná. Maí Nascimento Mendonça acreditava que esse acontecimento foi em 1933. Já Ubiratan Lustosa apostava que, três anos antes, era a data. Entretanto, no seu livro “O Rádio no Paraná”, o escritor admitiu que relatos de amigos convenceram-no de que 1934 ficou marcado por essa marca histórica.
Quem teve a ideia de realizar essa transmissão foi a Rádio Clube (PRB2) – a primeira emissora do Paraná e a terceira do Brasil. O clássico “Atletiba” aconteceu no dia 2 de setembro de 1934, pela 20ª edição do certame estadual, no Estádio da Baixada, no bairro Água Verde, onde está localizada atualmente a centenária Arena da Baixada, palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
Os locutores do confronto foram Jacinto Cunha e Jofre Cabral, que se revezavam na transmissão do jogo. O estádio rubro-negro não tinha a estrutura necessária para essa novidade da comunicação. Portanto, o “jeitinho brasileiro” era necessário para que o equipamento técnico permitisse uma transmissão externa que durou mais de duas horas.
Cunha e Cabral precisaram improvisar um palanque que os permitissem ter uma visão ampla do campo da partida e, assim, identificarem os jogadores e suas jogadas. Para quem não pode estar no estádio atleticano, a irradiação foi retransmitida em alto-falantes instalados nos pontos de Curitiba, especialmente na Praça Tiradentes, que permitiu que os torcedores que não foram ao local pudessem acompanhar o clássico paranaense em uma nova sensação de comunicação.
O radialista e jornalista, Josias Lacour, aproveitou essa data histórica e escreveu o livro “80 anos de gol, a história do rádio esportivo no Paraná”, que terá lançamento no dia 30 deste mês, no Palacete dos Leões. “O projeto surgiu há dois anos. Comecei a pesquisar com autores, bibliotecas, notícias de jornais antigos e escrevi esse livro de mais de 350 páginas que relata esse feito histórico no Paraná”, conta.
Colaboração Nelson Pinto
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, transmissão, esportes, Curitiba, RB2 AM