Os ouvintes da Antena 1 FM 94.7 de São Paulo notaram uma mudança na grade de programação da emissora desde o início da veiculação da propaganda eleitoral obrigatória. São executados mais intervalos comerciais do que o volume de costume, já que a emissora utilizava o planejamento de 56 minutos de músicas e quatro de intervalos durante 1 hora de programação desde a década de 90. Essa prática já não era veiculada para a rede devido o maior volume de compromissos no intervalo comercial das afiliadas, planejamento que passou a ser adotado na 94.7 FM de São Paulo desde o início da propaganda eleitoral obrigatória (que eleva o número de inserções nas rádios).
A ação ocorreu devido a unificação das programações que são geradas para São Paulo e para a rede. Tradicionalmente as redes nacionais sediadas na capital paulista possuem dois estúdios, sendo um para gerar uma grade em São Paulo e o outro para as afiliadas. Um dos motivos é o volume de intervalos comerciais, geralmente menor para a capital paulista. Porém essa prática foi interrompida na Antena 1, deixando a 94.7 FM alinhada com o que é veiculado em rede nacional. Com isso a frequência da FM em São Paulo não é mencionada como antes, um dos elementos que denunciava que a Antena 1 tinha uma grade exclusiva para o ouvinte paulistano. Devido a unificação das programações houve a dispensa de funcionários (locutores e operadores).
Na rede a Antena 1 executava em média 12 minutos de intervalos comerciais (distribuídos durante uma hora de programação e não possuem longa duração), diferente dos quatro minutos que eram executados para São Paulo e também no início do projeto de rede nacional ocorrido nos anos 90. Porém a mudança não representou uma mudança no perfil artístico da Antena 1, rádio que no último resultado de audiência (divulgado nessa segunda-feira, 8) apresentou uma boa oscilação positiva em seus números na Grande São Paulo, segundo o Instituto Ibope. A rede também possuí resultados expressivos, com destaque para os números obtidos em Campinas, Sorocaba, Brasília e Florianópolis.
Rede Antena 1 – Ouça e veja a lista completa de emissoras da rede Antena 1:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Antena 1, mudança, rede, São Paulo