Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Junho de 2008 @ 01:20 @ 01:20

CBN comemora 13 anos na capital paranaense

Curitiba – Tradicional emissora jornalística da capital paranaense está comemorando 13 anos no ar na cidade. Comercial em televisão divulga o aniversário da rádio
Publicidade

A CBN FM 90.1 de Curitiba comemorou 13 anos no ar durante o mês de maio. Emissora forte em audiência na capital paranaense estreou no dial local em 5 de maio de 1995, substituindo a “lendária” Estação Primeira, uma emissora voltada ao público amante do rock. O aniversário da emissora em 2008 está sendo divulgado através de um comercial de televisão, veiculado pela TV Bandeirantes de Curitiba, emissora controlada pelo Grupo J. Malucelli (mesmos donos da afiliada da CBN na cidade e de sua concorrente, a Bandnews FM 96.3).

No inicio o ouvinte curitibano acompanhava a programação da CBN através de duas freqüência, sendo pela FM 90.1 e também a AM 550. O fato de operar em duas faixas facilitou a propagação da CBN pela cidade, fazendo com que o ouvinte acostumado com o jornalismo no AM migrasse aos poucos para a FM 90.1 devido a melhor qualidade de som e cobertura local. Em 1999 a AM 550 foi vendida, possibilitando a criação de um fenômeno de audiência, a Banda B. Já a CBN seguiu operando apenas em FM, elevando ainda mais seus índices de audiência.

Em 2004 a rádio sofreu outras mudanças. A emissora foi adquirida pelo grupo J. Malucelli. Com a alteração a CBN passou a dividir os espaços de sua sede curitibana com a sua “irmã” nacional, a Rádio Globo, emissora que estreou em Curitiba através da freqüência AM 670. Na época, além das duas freqüências destinadas a rádios afiliadas ao Sistema Globo de Rádio, o grupo curitibano já controlava a emissora 96 Rock & News FM 96.3 e a TV Bandeirantes de Curitiba.

Em janeiro de 2006 a CBN FM 90.1 ganhou sua primeira concorrente direta no dial FM na capital paranaense, a Bandnews FM 96.3. Com a inviabilidade do projeto da 96 Rock & News, o grupo J. Malucelli resolveu implantar a Bandnews em seu lugar, emissora nacional que na época tinha apenas seis meses da existência na capital paulista. Com isso um mesmo grupo tem o controle local das duas principais representantes do segmento “all news” em FM. No momento a CBN leva uma grande vantagem em relação a Bandnews em termos de audiência, segundo dados do Instituto Ibope em Curitiba.

Na parte técnica a CBN FM 90.1 não decepciona. A emissora possui aproximadamente 110kw de potência irradiada, cobrindo com eficiência toda a região metropolitana de Curitiba. O sinal da rádio curitibana também “vaza” para outras regiões do Paraná, além de atingir alguns municípios catarinenses. Segundo leituras recentes realizadas pela equipe do Tudo Rádio.com a CBN pode ser captada nas regiões de São Mateus do Sul e de Ponta Grossa. Em território catarinense a rádio foi ouvida em Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra. A rádio também já foi sintonizada em Cajati, Barra do Turvo e Apiaí, cidades do estado de São Paulo localizadas próximas à divisa com o Paraná. O único problema de sinal da CBN está no litoral, onde a rádio não possui cobertura devido a presença da Ilha do Mel FM 90.3 de Paranaguá.


Por Daniel Starck – 06/06/2008
[email protected]

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Largo e Lapa

Rádios relacionadas à nota:
CBN FM 90.1 - Curitiba 



 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.