Sexta-Feira, 06 de Junho de 2008 @ 01:20 @ 01:20
A CBN FM 90.1 de Curitiba comemorou 13 anos no ar durante o mês de maio. Emissora forte em audiência na capital paranaense estreou no dial local em 5 de maio de 1995, substituindo a “lendária” Estação Primeira, uma emissora voltada ao público amante do rock. O aniversário da emissora em 2008 está sendo divulgado através de um comercial de televisão, veiculado pela TV Bandeirantes de Curitiba, emissora controlada pelo Grupo J. Malucelli (mesmos donos da afiliada da CBN na cidade e de sua concorrente, a Bandnews FM 96.3).
No inicio o ouvinte curitibano acompanhava a programação da CBN através de duas freqüência, sendo pela FM 90.1 e também a AM 550. O fato de operar em duas faixas facilitou a propagação da CBN pela cidade, fazendo com que o ouvinte acostumado com o jornalismo no AM migrasse aos poucos para a FM 90.1 devido a melhor qualidade de som e cobertura local. Em 1999 a AM 550 foi vendida, possibilitando a criação de um fenômeno de audiência, a Banda B. Já a CBN seguiu operando apenas em FM, elevando ainda mais seus índices de audiência.
Em 2004 a rádio sofreu outras mudanças. A emissora foi adquirida pelo grupo J. Malucelli. Com a alteração a CBN passou a dividir os espaços de sua sede curitibana com a sua “irmã” nacional, a Rádio Globo, emissora que estreou em Curitiba através da freqüência AM 670. Na época, além das duas freqüências destinadas a rádios afiliadas ao Sistema Globo de Rádio, o grupo curitibano já controlava a emissora 96 Rock & News FM 96.3 e a TV Bandeirantes de Curitiba.
Em janeiro de 2006 a CBN FM 90.1 ganhou sua primeira concorrente direta no dial FM na capital paranaense, a Bandnews FM 96.3. Com a inviabilidade do projeto da 96 Rock & News, o grupo J. Malucelli resolveu implantar a Bandnews em seu lugar, emissora nacional que na época tinha apenas seis meses da existência na capital paulista. Com isso um mesmo grupo tem o controle local das duas principais representantes do segmento “all news” em FM. No momento a CBN leva uma grande vantagem em relação a Bandnews em termos de audiência, segundo dados do Instituto Ibope em Curitiba.
Na parte técnica a CBN FM 90.1 não decepciona. A emissora possui aproximadamente 110kw de potência irradiada, cobrindo com eficiência toda a região metropolitana de Curitiba. O sinal da rádio curitibana também “vaza” para outras regiões do Paraná, além de atingir alguns municípios catarinenses. Segundo leituras recentes realizadas pela equipe do Tudo Rádio.com a CBN pode ser captada nas regiões de São Mateus do Sul e de Ponta Grossa. Em território catarinense a rádio foi ouvida em Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra. A rádio também já foi sintonizada em Cajati, Barra do Turvo e Apiaí, cidades do estado de São Paulo localizadas próximas à divisa com o Paraná. O único problema de sinal da CBN está no litoral, onde a rádio não possui cobertura devido a presença da Ilha do Mel FM 90.3 de Paranaguá.
Por Daniel Starck – 06/06/2008
[email protected]
Rádios relacionadas à nota:
CBN FM 90.1 - Curitiba
Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!
Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.