Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Junho de 2008 @ 13:15

98 A Rádio Rock segue firme em Santos

Santos – Após dois anos do fim da fase roqueira da 89 FM de São Paulo a 98 FM de Santos segue firme no mesmo estilo que consagrou a rádio paulistana na década de 90
Publicidade

Entre os meses de junho a agosto a 89 FM 89.1 de São Paulo completa dois anos operando focada ao segmento mais “pop” do público jovem. Indo na contra-mão, a 98 A Rádio Rock FM 98.1, antiga afiliada da rádio paulista, segue firme com o estilo de programação que consagrou a 89 na capital do estado (especialmente na década de 90). A emissora litorânea manteve os trabalhos com o gênero musical mais voltado ao rock comercial, a exemplo do que era feito através da extinta Rede Rádio Rock, encabeçada pela 89.

A antiga Rede Rádio Rock operou em diferentes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Sorocaba, Santos, Vitória, Goiânia e Fortaleza) e teve o seu auge em 2004. A partir de julho de 2006 a 89 adotou uma postura mais “pop”, inviabilizando o projeto da rede naquele momento, continuando no ar na capital paulista e através de suas retransmissoras próprias (Campinas e Sorocaba). Rio, Fortaleza e Goiânia mudaram completamente suas programações, adotando outras rádios e projetos. Santos e Vitória decidiram por não alterar a linha de programação da rádio.

Em Vitória a rádio segue transmitindo uma programação mais pop/rock através do playlist diário da Cidade FM 97.7 (na época operava em 101.5). A rádio sofreu poucas alterações desde 2006 e a mais significativa foi o abandono do slogan “A Rádio Rock” que fazia parte das marcas da antiga rede. Na Baixada Santista a 98 segue a risca o antigo estilo. A rádio achou arriscado mexer em um projeto que estava sendo bem aceito no litoral. A audiência e o retorno obtido pela 98.1 FM são satisfatórios. A 98 A Rádio Rock segue executando os sucessos que consagraram a 89, porém investe pesado em novos sucessos do chamado rock comercial.

Cobertura – A 98 de Santos é desejada por muitos ouvintes paulistanos que sentem saudades da antiga 89 A Rádio Rock. A rádio não alcança a capital paulista apesar da proximidade entre as duas cidades (aproximadamente 50km). A sertaneja Terra FM 98.1 de Jundiaí cobre o sinal da 98 em toda a cidade de São Paulo. Outro fator que impede a penetração da rádio litorânea na capital é o “paredão” formado pela serra do mar que separa as duas regiões (Baixada Santista e Grande São Paulo).

Existem alguns relatos de ouvintes que conseguiram sintonizar a 98 A Rádio Rock na região metropolitana de São Paulo. As áreas cobertas pela rádio litorânea estão nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. No extremo sul do município de São Bernardo do Campo também é possível ouvir a 98 com dificuldades. O sinal da Terra FM 98.1 é muito forte e está direcionado a São Paulo, inviabilizando qualquer investida da 98 A Rádio Rock na região metropolitana da capital paulista.

Ao contrário do que se pensa, a 98 FM não é uma rádio fraca em termos de sinal. Sua torre de transmissão está localizada entre Praia Grande e São Vicente e cobre grande parte do litoral paulista. Existem relatos de ouvintes que sintonizaram a emissora na região do Vale do Ribeira (Registro) e Cananéia (extremo litoral sul paulista). Pelo mar e dependendo das condições climáticas, é possível sintonizar a 98 no litoral do sul do país sem grandes dificuldades (Paraná e Santa Catarina).

 


Por Daniel Starck – 09/06/2008
[email protected]





Nota:   Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.