Segunda-Feira, 09 de Junho de 2008 @ 13:15
Entre os meses de junho a agosto a 89 FM 89.1 de São Paulo completa dois anos operando focada ao segmento mais “pop” do público jovem. Indo na contra-mão, a 98 A Rádio Rock FM 98.1, antiga afiliada da rádio paulista, segue firme com o estilo de programação que consagrou a 89 na capital do estado (especialmente na década de 90). A emissora litorânea manteve os trabalhos com o gênero musical mais voltado ao rock comercial, a exemplo do que era feito através da extinta Rede Rádio Rock, encabeçada pela 89.
A antiga Rede Rádio Rock operou em diferentes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Sorocaba, Santos, Vitória, Goiânia e Fortaleza) e teve o seu auge em 2004. A partir de julho de 2006 a 89 adotou uma postura mais “pop”, inviabilizando o projeto da rede naquele momento, continuando no ar na capital paulista e através de suas retransmissoras próprias (Campinas e Sorocaba). Rio, Fortaleza e Goiânia mudaram completamente suas programações, adotando outras rádios e projetos. Santos e Vitória decidiram por não alterar a linha de programação da rádio.
Em Vitória a rádio segue transmitindo uma programação mais pop/rock através do playlist diário da Cidade FM 97.7 (na época operava em 101.5). A rádio sofreu poucas alterações desde 2006 e a mais significativa foi o abandono do slogan “A Rádio Rock” que fazia parte das marcas da antiga rede. Na Baixada Santista a 98 segue a risca o antigo estilo. A rádio achou arriscado mexer em um projeto que estava sendo bem aceito no litoral. A audiência e o retorno obtido pela 98.1 FM são satisfatórios. A 98 A Rádio Rock segue executando os sucessos que consagraram a 89, porém investe pesado em novos sucessos do chamado rock comercial.
Cobertura – A 98 de Santos é desejada por muitos ouvintes paulistanos que sentem saudades da antiga 89 A Rádio Rock. A rádio não alcança a capital paulista apesar da proximidade entre as duas cidades (aproximadamente 50km). A sertaneja Terra FM 98.1 de Jundiaí cobre o sinal da 98 em toda a cidade de São Paulo. Outro fator que impede a penetração da rádio litorânea na capital é o “paredão” formado pela serra do mar que separa as duas regiões (Baixada Santista e Grande São Paulo).
Existem alguns relatos de ouvintes que conseguiram sintonizar a 98 A Rádio Rock na região metropolitana de São Paulo. As áreas cobertas pela rádio litorânea estão nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. No extremo sul do município de São Bernardo do Campo também é possível ouvir a 98 com dificuldades. O sinal da Terra FM 98.1 é muito forte e está direcionado a São Paulo, inviabilizando qualquer investida da 98 A Rádio Rock na região metropolitana da capital paulista.
Ao contrário do que se pensa, a 98 FM não é uma rádio fraca em termos de sinal. Sua torre de transmissão está localizada entre Praia Grande e São Vicente e cobre grande parte do litoral paulista. Existem relatos de ouvintes que sintonizaram a emissora na região do Vale do Ribeira (Registro) e Cananéia (extremo litoral sul paulista). Pelo mar e dependendo das condições climáticas, é possível sintonizar a 98 no litoral do sul do país sem grandes dificuldades (Paraná e Santa Catarina).
Por Daniel Starck – 09/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.