Terça-Feira, 10 de Junho de 2008 @ 01:15 @ 01:15
Conforme noticiado com exclusividade no último domingo, a Dumont FM 104.3 de Jundiaí, emissora voltada ao público jovem, ampliou consideravelmente sua potência e área de cobertura. A rádio passa a ser sintonizada com sinal local nas regiões de Campinas e Sorocaba, além de atingir boa parte da capital paulista, o principal mercado radiofônico da América Latina. O único porém é que o aumento da Dumont está causando desconfortos em algumas emissoras em suas áreas de atuação, gerando um novo panorama no rádio paulista.
Na capital do estado a Dumont FM está realizando o seu antigo sonho: ser captada em São Paulo. A rádio está obtendo sucesso nessa empreitada, podendo ser sintonizada em várias áreas da cidade. O grande porém é a presença da sertaneja Tupi FM 104.1. A rádio é vizinha de dial da Dumont FM e trata-se de uma concessão de Guarulhos que opera com um sistema irradiante instalado na Avenida Paulista. As mudanças na Dumont FM geraram conflitos entre as emissoras em algumas áreas da cidade. Segundo informações a rádio de Jundiaí está operando de forma legalizada e dentro dos limites estabelecidos através de sua classe de potência, ou seja, a situação sugere novas alterações no dial regional, podendo ocasionar trocas de freqüências ou apressar o processo que envolve o rádio digital no país.
No interior do estado a situação se repete com outra rádio. Com o aumento da Dumont FM 104.3, a 104 FM 104.5 (concessão de Cordeirópolis que foca Limeira) está sofrendo algumas interferências em seu sinal em algumas áreas de sua região. Antes do aumento de domingo já houve um relato de ouvinte informando que sintonizou a Dumont em Cordeirópolis. A situação fica um pouco complicada em Limeira. Segundo leituras regionais de sinais, para resolver o problema local, a situação é passível de troca de freqüências ou até mesmo um possível aumento na potência da 104 para que a área pretendida por ela não seja prejudicada pela Dumont.
O dial do interior paulista pega “fogo” e promete novidades nos próximos meses.
Por Daniel Starck – 10/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.