Lucia Hippolito retorna à CBN do Rio de Janeiro através do quadro “Vai Vendo!”
Uma novidade importante para os ouvintes da Rede CBN, projeto de rádio “all-news” controlado pelo Sistema Globo de Rádio que completa 23 anos em 2014. A cientista política Lucia Hippolito estará de volta à programação da emissora, profissional que estava afastada da imprensa desde 2012. O retorno acontecerá no próximo dia 3 de outubro através do quadro “Vai Vendo!” na CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro. Lucia passou os últimos dois anos se recuperando da síndrome de Guillain-Barré, que a fez perder os movimentos. Mesmo com a volta à CBN, o tratamento contra a doença continua. Hippolito será comentarista da CBN no Rio de Janeiro, com participação durante o jornalismo local do “CBN Rio”. O quadro “Vai vendo!” será transmitido pela emissora carioca às sextas-feiras, sempre às 10h45 (horário local).
Exclusivo: Clube FM define data e evento de estréia em Goiânia
Conforme noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio, a Clube FM 105.5 de Brasília está iniciando o seu processo de rede através de afiliações e terá a capital de Goiás como ponta-pé inicial desse processo. A Clube FM 102.9 de Goiânia iniciará sua fase de expectativa a partir de outubro e a novidade no caso é a confirmação da data oficial de lançamento da FM: 8 de outubro. Nesse dia a 102.9 FM passará atuar em definitivo como Clube FM, com programação popular/eclética voltada a Goiânia e região metropolitana. A marca brasiliense vai substituir a Rádio Mil em 102.9 FM, além de fazer parte do mesmo grupo que comanda a Mix FM 102.1 na capital goiana. A estréia da Clube FM de Goiânia foi confirmada oficialmente pelas direções da marca em Brasília e na capital de Goiás.
Tino Júnior retorna à FM O Dia após as eleições
O locutor Tino Júnior deve voltar ao rádio carioca nos próximos dias. O profissional, que deixou a Beat98 FM 98.1 do Rio de Janeiro para ser âncora da TV Record, deve voltar para a FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro, emissora que deixou em 2008 para atuar no Sistema Globo de Rádio. De acordo com a coluna “Pronto, Falei!” de Léo Dias, Tino Júnior deve retornar ao rádio após as eleições. Ele assumiu o lugar de Wagner Montes durante a campanha eleitoral na apresentação do “RJ no ar”, que vai ao ar às 7h30. Com a volta do apresentador após o período eleitoral, Tino Júnior assumiria o comando do Cidade Alerta Rio, a partir das 19 horas.
Horário político no rádio termina na quinta-feira, dia 2
O horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos às eleições, que começou no dia 19 de agosto, termina na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro. Grande parte das principais emissoras de rádio do país separaram suas grades durante a transmissão da propaganda política obrigatória, mantendo suas programações via internet. Havendo segundo turno, o programa poderá retornar às rádios até o dia 11 de outubro. O processo eleitoral tem o rádio como um meio importante na disseminação das campanhas dos candidatos aos cargos públicos que estarão em disputa no próximo dia 5. Cada coligação é responsável por seus programas, sendo que o tempo de cada candidato/partido varia conforme o tamanho das coligações. O papel das emissoras foi garantir a execução desses dois horários que totalizam 50 minutos cada, com emissoras geradoras para cada região do país.
Abert e Acert lançaram campanha em homenagem ao Dia do Rádio
No Dia Nacional do Rádio, comemorado na quinta-feira passada, dia 25, a Abert e a Acert disponibilizam às emissoras associadas um spot em homenagem ao veículo de comunicação pioneiro no país. O áudio foi disponibilizado e pôde ser baixado e veiculado gratuitamente. O spot, de 30 segundos, eleva o rádio ao posto de veículo mais plural e democrático do país. Hoje, mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios. A iniciativa também conta com um anúncio para mídia impressa e um banner para mídias sociais (Facebook).
Especial: Eleições movimentam as pautas de rádios de todas as regiões do Brasil
Boa parte das principais emissoras de rádio do país evitaram na internet a transmissão do horário político obrigatório ao separarem suas programações em relação ao que é veiculado as 07h00 e as 12h00, porém o tema “eleições” e a cobertura da corrida eleitoral não é tema ignorado no rádio brasileiro. As emissoras jornalísticas do Brasil dedicam espaços consideráveis para a cobertura dessa reta final de primeiro turno, com notícias sobre as movimentações dos candidatos, análises de diferentes cenários com base nas pesquisas de intenção de voto, entrevistas com cientistas políticos, entre outras ações em prol da cobertura desse período. Essa “cartilha” também é seguida por estações que atuam em outros segmentos de programação.
Incêndio na Serra do Curral deixa rádios fora do ar por alguns minutos em Belo Horizonte
Um incêndio na Serra do Curral ameaça casas e empresas e deixou algumas rádios de Belo Horizonte fora do ar por alguns minutos na tarde desta sexta-feira, no bairro Belvedere, na região centro-sul da capital mineira. O fogo já destruiu o equivalente a 40 campos de futebol da vegetação. Helicópteros dos bombeiros estão no local mas a grande quantidade de fumaça dificulta os trabalhos.