Um grande público acompanhou o seminário realizado pelo Comitê Técnico da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), realizado na tarde desta terça-feira, na capital paulista. Além das pessoas que estiveram no local, o seminário foi transmitido pela Internet, o que possibilitou que mais interessados acompanhassem os trabalhos. No seminário, foram discutidos vários assuntos e, entre eles, foi apresentado o resultado da estação de testes do FM estendido.
Em um breve histórico, o comitê apresentou o processo que foi submetida a migração das rádios AMs no Brasil. O trâmite teve início em 2011 com estudos do comitê técnico da Aesp e culminou com os testes da faixa estendida promovida pela Aesp e pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo na frequência FM 84.7. Além da análise do espectro, houve também a explicação da parte técnica que foi empregada para os testes.
Segundo relatório produzido pelo comitê técnico, os testes não apontaram interferência no canal 5 da TV analógica. O sinal foi medido também em áreas como Guarulhos, Santo André, Itaquera e nas marginais, na capital paulista.
De acordo com os técnicos, o sinal da faixa estendida também foi sintonizado em celulares e iPod, com a mudança da banda que pode ser feito pelo usuário diretamente em alguns aparelhos. Esse fato causou boa impressão aos técnicos.
Além da parte técnica, o seminário tratou de assuntos diversos, de interesse dos radiodifusores e profissionais da área. Entre os vários temas abordados, houve alerta para as rádios nas contratações de profissionais, tanto os direitos como as obrigações.
Apresentação da Anatel no seminário
Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM
Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
Tags:
Rádio, seminário, Aesp, migração, São Paulo