No início do período da campanha eleitoral no rádio e na TV, o Tudo Rádio lançou uma enquete em seu portal perguntando qual seria a atitude do “radionauta” durante a exibição dos programas dos candidatos para a eleição do próximo dia 5. 81% dos que votaram disseram que ficaram ouvindo a programação de rádio pela internet.
Ao todo, foram computados 1618 votos durante todo o período em que a enquete ficou no ar. Desses, 81% assinalaram que “vai continuar no rádio, porém pela internet onde não haverá propaganda política”. Em matérias anteriores, o Tudo Rádio destacou várias rádios que continuaram com suas programações normais pela Internet (
clique aqui e veja).
Além disso, 9% assinalou que iria migrar para a TV por assinatura, enquanto 6% disse que iria desligar o rádio e buscar outras fontes de informações sobre os candidatos e apenas 4% se mostrou interessado em ouvir as propostas dos candidatos pelo rádio. Esse porcentual representa apenas 69 votos.
Com o fim do horário eleitoral no rádio, as emissoras voltarão a ter seus programas veiculados nos horários normais. Porém, a propaganda política pode retornar caso haja segundo turno nas eleições. Caso a disputa pela Presidência da República tenha segundo turno, todas as emissoras brasileiras terão que veicular novamente propaganda eleitoral.
Porém, o caso muda no pleito para governadores. Nesse caso, apenas os estados que registrarem segundo turno, irão transmitir a propaganda eleitoral para este cargo. As rádios que estiverem nos estados que a definição se der no primeiro turno estarão livres dos programas, tendo que transmitir somente, se houver, o segundo turno para a disputa de presidente da República.
Tags:
Rádio, eleições 2014, propaganda eleitoral, cobertura, jornalismo