Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2014 @ 10:48

Tome nota: Veja os cenários possíveis de horários para o segundo turno eleitoral no rádio

São Paulo – Mais propaganda política nos estados que terão segundo turno para o cargo de governador

Publicidade

Atualizado - 20h09

O rádio está na iminência de voltar a conviver com a propaganda eleitoral obrigatória em sua programação, situação que afeta os tamanhos dos intervalos comerciais e também as grades de programação das estações. O retorno da propaganda poderá acontecer a partir de quarta-feira (48 horas após a proclamação do resultado), dependendo da agilidade dos partidos na produção e distribuição de seus materiais, tendo como data limite o dia 11 de outubro para início das transmissões, ou seja, 15 dias antes do pleito. Detalhe: o tempo e o tamanho dessa propaganda vai variar conforme o estado, já que algumas unidades federais decidiram a votação para governador em primeiro turno. Acompanhe:

Estados com segundo turno para governador:

Serão 40 minutos de propaganda eleitoral obrigatória em dois horários: as 07h00 e também as 12h00. Detalhe: são 10 minutos a menos em relação ao primeiro turno (tinha a duração de 50 minutos em cada faixa horária). Além desses dois espaços diários a propaganda política também contará com as inserções dos partidos que estarão espalhadas pelos intervalos comerciais de todas as emissoras de rádio. Os 20 minutos iniciais da propaganda política obrigatória serão destinados para a disputa presidencial (com 10 minutos para cada candidato). Na sequência serão 20 minutos para a disputa dos candidatos ao governo estadual (também com 10 minutos para cada nome).

Estados sem segundo turno

O volume de propaganda política será menor para os estados que decidiram a disputa para governador em primeiro turno. Resultado: serão apenas 20 minutos para a disputa presidencial, também nas faixas horárias das 07h00 e das 12h00. Esse formato também contempla as inserções políticas obrigatórias espalhadas pelos intervalos comerciais de todas as rádios AM e FM do país. Segundo institutos de pesquisas importantes, a exemplo do Datafolha, essas inserções diluídas nas grades das rádios e televisões são consideradas as mais importantes e impactantes no processo eleitoral em relação à propagação de um determinado candidato ao eleitor. Esse tipo de inserção também acada “vazando” na internet, mesmo em rádios que separam suas grades (FM ou AM em relação ao áudio on-line) durante as propagandas políticas das 07h00 e das 12h00.

Redes nacionais

Esse processo sempre releva situações curiosas nas grades das redes nacionais: dessa vez a maior parte das cabeças dessas redes não contarão com segundo turno em seus estados, tendo como maior exemplo as marcas sediadas em São Paulo. Porém essas cadeias possuem afiliadas e retransmissoras em estados que terão segundo turno. Com isso cada rede poderá ter uma grade diferente dependendo do estado, com mais tempo ausente do processo eleitoral nos estados que definiram seus governantes em primeiro turno.

Todos os dias

Diferente do primeiro turno, o segundo turno contará com os horários eleitorais obrigatórios em todos os dias da semana, ou seja, de domingo a sábado. No primeiro turno o horário ocupou a grade de segunda a sábado. A propaganda eleitoral poderá ser iniciada entre 48 horas após a poclamação oficial do resultado (provavelmente entre quarta e quinta-feira dessa semana) até o dia 11 de outubro (15 dias antes do pleito) e será veiculada nas faixas das 07h00, 12h00, além de inserções comerciais.

Tags: Rádio, eleições 2014, horário político, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.