Domingo, 15 de Junho de 2008 @ 01:25 @ 01:25
Ainda sobre o mais recente resultado de audiência em São Paulo, dados do Instituto Ibope, a Mix FM 106.3 confirma a primeira colocação no segmento jovem, posição defendida e mantida pela rádio desde outubro de 2006. A emissora paulistana também manteve essa marca entre os anos de 2001 e 2004, sem ser superada por outra concorrente na época. O mesmo ocorre desde 2006 e a expectativa era de que a rádio poderia perder essa posição de destaque para a 89 FM 89.1, porém a concorrente da Mix não esperava o crescimento de outra rádio jovem: Metropolitana FM 98.5
O novo “bolo” formado no segmento jovem de São Paulo pode gerar qualquer situação para as próximas pesquisas de audiência. No ranking mais recente a 89 registrou um pequeno deslize enquanto as rádios Mix e Metropolitana melhoraram de forma tímida seus índices. Qualquer alteração, por mais que seja pequena, poderá ocasionar mudanças importantes entre as três rádios mais ouvidas pelos jovens de São Paulo. A vice-líder 89 FM segue colada na líder Mix, porém a dona da primeira posição segue comemorando seus resultados na capital paulista e em outras praças importantes.
Após assumir a freqüência 102.1 FM no Rio de Janeiro, a Mix elevou os índices de audiência da rádio, subindo posições em um dos rankings considerados mais “fechados” do rádio brasileiro. A emissora também mantém a liderança de seu segmento em Curitiba, onde a Mix FM 92.9 continua no topo, mas acompanha o avanço da Jovem Pan 2 FM 103.9. No Brasil a Jovem Pan 2 continua sendo a grande campeã no segmento jovem, mas não consegue repetir o mesmo desempenho na capital paulista devido a grande concorrência motivada pelo “bolo” das lideres.
Por Daniel Starck – 15/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.