Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2014 @ 07:38
Curitiba – Mercado FM registra nova alta expressiva, sendo o segundo avanço consecutivo
As notícias sobre a audiência FM da Grande Curitiba continuam positivas para o mercado de rádio. Isso devido o novo avanço registrado na média geral da audiência local, sendo o segundo consecutivo e que ensaia uma boa recuperação após um fenômeno atípico que proporcionou mais de 1 ano de quedas seguidas nos índices. Assim como na pesquisa passada a recuperação do meio FM foi significativa e elevou o teto de audiência de várias FMs importantes. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações que foram enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, julho a setembro/2014):
A Massa FM 97.7 voltou a apresentar uma melhora em seus números gerais, fato que proporcionou a elevação do teto da audiência FM de Curitiba e região metropolitana. Isso também defendeu a atual líder em relação à forte concorrência oferecida pela vice-líder Caiobá FM 102.3. Nos últimos meses essas duas estações travam uma disputa pelo topo do ranking, situação que novamente passa a ser positiva para a 97.7 FM (devido o avanço registrado pela Massa FM na comparação com a pesquisa anterior). A disputa pelo topo segue restrita a essas duas FMs, porém a 98 FM 98.9 já ensaia uma aproximação após melhorar novamente a sua média de audiência, além de defender a terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa.
O outro destaque da medição ficou por conta da Jovem Pan FM 103.9, emissora que apresentou mais um avanço em sua média geral de audiência e fica mais confortável na quarta posição geral dos principais períodos da pesquisa (além da liderança no segmento jovem/pop). O ranking também aponta mais uma melhora consistente na média da Ouro Verde FM 105.5, emissora líder do segmento adulto-contemporâneo e que aos poucos vai se aproximando do “pelotão de frente” da audiência FM curitibana. Massa FM, 98 FM, Jovem Pan FM e Ouro Verde FM foram as rádios que apresentaram as maiores variações absolutas na comparação com a pesquisa anterior, isso na média de ouvintes por minuto.
Entre a Jovem Pan FM e a Ouro Verde FM seguem posicionadas as rádios Gospel FM 89.3 (líder no segmento gospel) e Clube FM 101.5, rádios que registraram médias semelhantes às marcas obtidas na pesquisa divulgada em setembro. O ranking também aponta a Transamérica FM 100.3 na oitava posição geral (e com uma nova melhora em sua média de audiência), BandNews FM 96.3 em nono (e na liderança do segmento jornalístico) e a Mundo Livre FM 93.9 fecha o “top 10”.
Curitiba também continua observando a reação vista nos números da CBN FM 90.1, rádio que aos poucos vai ampliando sua média de audiência, além do avanço da Rádio T FM 104.9 (que registrou uma de suas melhores marcas na medição atual, acompanhando a alta do meio FM).
A medição curitibana conta com 23 rádios participantes, entre assinantes e não assinantes da pesquisa.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.