A Associação de Emissoras de Rádio e TV (Abert) tornou público, por meio de nota oficial, assinada pelo seu presidente, Daniel Slavieiro, o repúdio ao processo de negociação realizado pela Ambev, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Na nota, a entidade desqualifica a prática comercial chamada “negociação anual de rádios Ambev – Ribeirão”, na qual a Ambev selecionou algumas emissoras de rádio para participarem de leilão virtual, na modalidade menor preço, para a veiculação de material publicitário na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.
Ainda na nota, a Abert esclarece que “o mercado de comunicação social observa critérios essencialmente técnicos para o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Logo, a veiculação de campanhas publicitárias nas emissoras de rádio e TV fundamentam-se na audiência; penetração do veículo; adequação do conteúdo ao perfil do programa/horário a ser veiculado; além do custo da veiculação em relação ao número potencial de pessoas que terão acesso ao material publicitário”. Nesse contexto, a Abert entende que tal modelo de negócios desqualifica o meio rádio, e, por decorrência, estabelece um regime concorrencial predatório entre os veículos de comunicação.
A entidade recomenda aos associados, portanto, que evitem a participação deste formato comercial. Por fim, ao reafirmar o compromisso e o respeito ao direito de anunciar, a Abert informa aos seus associados que encaminhou carta à Ambev, com posterior conhecimento ao CENP, sugerindo a suspensão desta negociação comercial, observadas as regras e as boas práticas que sempre nortearam a relação entre anunciantes, agências e veículos de comunicação.
Com informações da Abert
Tags:
Rádio, Abert, campanha, comercial, Ribeirão Preto