Quinta-Feira, 19 de Junho de 2008 @ 01:25 @ 01:25
A Antena 1 é uma rede que revela alguns contrastes em seus resultados. A maior rede adulta do país revela que possui bons índices de audiência em praças importantes ao mesmo tempo em que algumas afiliadas brigam para melhorar sua posição nos rankings da pesquisa Ibope. A cabeça da rede em São Paulo (94.7 FM) enfrenta uma fase de dificuldades e procura conter o avanço da Alpha FM 101.7, rádio que já é líder isolada no segmento adulto paulistano. Outra emissora que incomoda a vida da Antena 1 em São Paulo é a cabeça da rede Nova Brasil FM (89.7 FM), rádio que ocupa a segunda posição no segmento e abriu vantagem em relação a Antena 1.
Em Belo Horizonte (105.1 FM) a Antena 1 demonstra força e ocupa a nova posição geral no ranking de audiência, além de defender a primeira colocação no segmento adulto da capital mineira. Já em Porto Alegre (89.3 FM) a rádio segue na vice-liderança em seu segmento, porém mantém um índice de audiência expressivo na capital gaúcha. A rede paulista também é líder adulta em Campinas (107.5 FM), desbancando na cidade uma de suas concorrentes nacionais, a Nova Brasil. Em Florianópolis (92.1 FM) a rede encostou na líder entre as adultas.
Apesar dos bons resultados em grande parte de suas praças, a Antena 1 perdeu uma de suas principais retransmissoras no sul do país. A afiliada de Criciúma, rádio que operava em 100.7 FM, deixou a rede adulta. A rádio local optou por uma programação adulta local, levando ao ar o nome de Som Maior Premium. A Antena 1 era a única rede adulta que atingia o litoral sul de Santa Catarina e não contava com concorrentes locais em seu segmento.
Por Daniel Starck – 19/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.