Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2014 @ 14:59

Acabou? Horário político sai da grade do rádio, porém efeitos relacionados a sua presença continuam

São Paulo – Processo eleitoral no rádio será encerrado hoje. Horários obrigatórios não são mais realidade na grade das estações

Publicidade

Conforme noticiado pelo Tudo Rádio na manhã de ontem (23), o horário político obrigatório relacionado ao 2º turno das eleições foi encerrado hoje (24), tendo na faixa das 12h00 a sua última veiculação. Já as inserções obrigatórias dos candidatos seguem no ar até o final dessa sexta-feira, deixando a grade das emissoras de rádio já no primeiro minuto do sábado (25). Com isso o rádio de estados que contam com segundo turno entre candidatos aos governos estaduais ficaram livres dos 80 minutos diários de horário político, mais inserções. Já as demais unidades federativas que resolveram os seus pleitos em primeiro turno, caso de São Paulo, não terão mais os 40 minutos diários e as inserções nas grades comerciais. Porém os efeitos da presença do horário político nas emissoras seguirá por mais alguns meses. Entenda:

A principal medição de audiência do meio radiofônico é a pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Ela abrange um período trimestral passado, por exemplo, na medição divulgada agora em outubro os dados são referentes ao trimestre julho, agosto e setembro. Os efeitos da presença do horário político das eleições na audiência FM e AM estão apenas no início: o rádio conviveu com as inserções eleitorais e os dois horários diários dos candidatos durante os meses de agosto, setembro e outubro. Em resumo: o horário eleitoral só vai deixar de influenciar na audiência das emissoras a partir da pesquisa que será divulgada em fevereiro de 2015 (em janeiro o período considerado ainda cobrirá outubro).

O meio rádio sempre prevê queda de audiência durante o período eleitoral. O motivo é o excesso de inserções dos candidatos e partidos que elevam de forma considerável a duração dos intervalos comerciais das estações, além dos dois horários diários da campanha eleitoral presentes na chamada “faixa nobre” do rádio (as 07h00 e as 12h00 – veja detalhes logo abaixo). Quando uma emissora apresenta um número de audiência muito próximo daquele registrado na pesquisa anterior o dado é encarado como positivo. Melhor ainda se a rádio em questão apresentar crescimento, contrariando a movimentação comum desse período. Porém sempre fica a dúvida se o desempenho positivo em questão poderia ser ainda superior sem a presença do horário eleitoral.

Nesse mês a presença do horário político freou o crescimento constante visto na maioria das rádios de São Paulo, fazendo com que a média de audiência oscilasse negativamente na pesquisa divulgada em outubro. Mesmo assim o momento continua positivo: a retração do meio não foi grande e também não atingiu muitas rádios participantes da medição do Instituto Ibope. A pesquisa também chegou a apontar evoluções nos meios FM de Belo Horizonte e Curitiba, mas uma tendência negativa em mercados como Rio de Janeiro e Campinas. A pesquisa que sairá em novembro cobrirá o período de maior impacto da propaganda eleitoral, sendo referente aos meses agosto, setembro e outubro.

Disposição da propaganda eleitoral no rádio:

1º TURNO (de 19 de agosto a 2 de outubro):
- 100 minutos diários de horário eleitoral – 07h00 às 07h50 e das 12h00 às 12h50
- Inserções comerciais de candidatos e partidos durante os intervalos das rádios


2º TURNO (de 10 de outubro a 24 de outubro):
- 20 minutos diários de horário eleitoral em estados sem 2º turno para governo estadual – 07h00 às 07h20 e das 12h00 às 12h20
- 40 minutos diários de horário eleitoral em estados com 2º turno para governo estadual – 07h00 às 07h40 e das 12h00 às 12h40
- Inserções comerciais de candidatos e partidos durante os intervalos das rádios
Obs: no caso dos estados com 2º turno para governo estadual o volume de inserções nos intervalos comerciais também é superior em relação às unidades federativas que resolveram seus pleitos em 1º turno.


Dials / Rádio no Brasil – Veja e ouça a lista de rádios e seus alcances em FM ou AM em diferentes regiões do país: clique aqui.

Tags: Eleições, horário político, impacto, audiência, medição, mercados, FM, AM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.