Segunda-Feira, 30 de Junho de 2008 @ 14:03
Curitiba – Emissora não transmitirá mais o programa “A Voz do Brasil”, veiculado de forma obrigatória na maioria das rádios brasileiras às 19h00
A CBN FM 90.1 de Curitiba dá o primeiro passo na capital paranaense contra a obrigatoriedade da veiculação de segunda à sexta às 19h00 do programa “A Voz do Brasil”. A partir de hoje (dia 30 de junho) a emissora “all news” será a primeira e única rádio de Curitiba que não transmitirá o programa obrigatório da Rádiobras no horário tradicional das 19h00. A rádio é uma das pioneiras no Paraná, estado que já conta com a Jovem Pan 2 FM 102.9 de Londrina e Jovem Pan 2 FM 101.3 de Maringá sem as transmissões da Voz do Brasil às 19h00.
Além da CBN Curitiba e das duas afiliadas da Jovem Pan 2 no norte paranaense, o sul do Brasil conta também com várias emissoras gaúchas que retransmitem o programa A Voz do Brasil em horários alternativos, levando o programa obrigatório para faixas de horários da madrugada, geralmente sendo veiculado as 4h00 da manhã. Em Curitiba a CBN obteve a limitar para encerrar as transmissões as 19h00, empurrando o programa para as 23h00, como acontece em outras rádios brasileiras.
O estado pioneiro na contra-mão da obrigatoriedade da Voz do Brasil foi São Paulo. Desde 1997 várias emissoras paulistas não retransmitem mais o programa. A maioria das rádios paulistas que não seguem a obrigatoriedade imposta pela atração da Rádiobras não retransmitem o programa em nenhum horário. Outras rádios de São Paulo e do interior levam ao ar A Voz do Brasil as 23h00, 23h30 ou 4h00 da manhã. Destaque para as rádios Eldorado, Transamérica e Educadora de Campinas, pioneiras nessa tendência. Hoje mais de 80% das rádios paulistanas não transmitem o programa da Radiobras.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.