Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2014 @ 16:53

Ministério Público Federal de São Paulo investe contra arrendamentos de emissoras para Igrejas

São Paulo – Iniciativa abrange prática de arrendamentos em televisões e rádios

Publicidade

A Folha de S.Paulo publicou ontem (9) uma reportagem que informa uma iniciativa inédita do Ministério Público Federal de São Paulo. O órgão está investindo contra os arrendamentos de rádios e televisões para entidades religiosas, com foco principalmente em redes de TVs. Foram protocoladas duas ações civis públicas no último dia 28, contra a Rede 21, Rede CNT e a Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), concessionários de serviço de radiodifusão não podem transferi-lo a terceiros. Essa iniciativa também poderá atingir o rádio em São Paulo e em outros estados, já que a lei é válida para qualquer concessionária que utilize o serviço de radiodifusão.

Segundo a reportagem da Folha a prática de transferência das atividades de uma estação a terceiros virou comum no setor de radiodifusão sem veto explícito na lei, inclusive com empresas de televenda e entidades sindicais como locatárias. Esses casos são diferentes da “produção independente” que é prevista por lei, onde uma emissora pode remunerar o responsável pelo programa. A transferência a terceiros das atividades de uma emissora é considerada ilegal, isso porque tal serviço, por sua natureza pública, só pode ser executado pela iniciativa privada após procedimento licitatório que garanta igualdade na disputa.

A reportagem da Folha também informa uma ação do MPF-SP contra a Vida FM 96.5 (concessão original de São José dos Campos, mas com cobertura na Grande São Paulo), devido a transferência de suas atividades a terceiros e o local de operação da estação (segundo o MPF, a FM não possuí autorização para cobrir as cidades da Grande São Paulo e a prática é mantida pela 96.5 FM desde 1995). Os detalhes da ação foram publicados no portal do MPF-SP, porém não há informações se a iniciativa cobrirá outras estações e casos no setor de radiodifusão no território paulista e também fora do estado de São Paulo. A ação também está presente para consulta pública no portal da Justiça Federal (Seção Judiciária de São Paulo).

O MPF destaca que as ações dos veículos citados são ilegais, pois caracterizam uma alienação da concessão pública, com o serviço sendo atribuídos às entidades que não participaram da concorrência pelo canal.

A redação do Tudo Rádio continuará acompanhando a movimentação realizada pelo MPF no setor de radiodifusão.

Com informações da Folha de S.Paulo e do portal do Ministério Público Federal (SP)


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: MPF, ação, Igrejas, rádio, televisão, concessões, São Paulo, investigação

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.