Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2014 @ 07:32
Campinas – Mercado apresenta queda crônica e “achata” a disputa por posições no ranking geral
Preocupante. Essa é a situação do meio FM de Campinas, mercado que vem apresentando quedas seguidas na média geral de audiência. As oscilações negativas atinge todas as participantes da pesquisa, com algumas estações sofrendo mais com recuos do que as outras em cada pesquisa. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre setembro a novembro de 2014):
A Band FM 106.7 é a grande beneficiada pela nova queda vista no mercado campineiro. Próxima de completar apenas dois anos no ar (rádio inaugurada em fevereiro de 2013) a 106.7 FM assumiu pela primeira vez a liderança geral no período comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira), além de pular para a vice-liderança no período 05h-00h (todos os dias e locais). Nesse período geral a liderança segue com a Educadora FM 91.7, emissora que vem liderando o ranking de audiência em grande parte dos resultados divulgados em 2014 (ano positivo para a FM campineira). Porém houve um “achatamento” dos índices das rádios participantes da pesquisa, com várias estações próximas do topo do ranking.
Próximas das duas lideres estão as rádios Laser FM 93.3 (agora em terceiro geral no 05h-00h, todos os dias e locais) e CBN FM 99.1 (segue em destaque em Campinas, mantendo um elevado índice de audiência e sofrendo pouca influência relacionada à queda do meio FM). O ranking ainda aponta as rádios 105 FM 105.1 de Jundiaí, Cidade FM 92.5 e Antena 1 FM 107.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo) na sequência, emissoras que fecham o “pelotão de frente” do ranking FM campineiro.
O “top 10” do período 05h-00h (todos os dias e locais) é completado pelas rádios Nativa FM 89.3, Nova Brasil FM 103.7 e Jovem Pan FM 89.9 (que ganhou uma posição em relação à pesquisa passada). Mix FM 101.1 e Top FM 98.3 aparecem na sequência, com destaque para a 98.3 FM (que aos poucos vem crescendo na medição campineira).
Queda
Por enquanto não é possível taxar a queda ocorrida em Campinas como uma tendência no FM brasileiro, já que outros mercados importantes não estão apresentando esse comportamento de forma sequencial. Praças importantes como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, entre outras, também registraram oscilações negativas, porém boa parte dessa movimentação de retração ocorreu paralelo à reações vistas no meio FM. Curitiba foi um mercado que chegou a registrar mais de doze meses de queda consecutiva, porém nos últimos três resultados o FM curitibano está apresentando uma boa reação.
Vários fatores podem auxiliar a queda em Campinas. Interesse do público em relação aos projetos atuais das emissoras (análise que cabe a cada estação participante), pirataria (pode ser determinante na queda, já que o dial FM campineiro convive com muitas interferências e transmissões ilegais, dividindo também o universo de ouvintes) e a presença de rádios oficiais de fora (outro cenário comum em Campinas, cidade que chega a contar com mais de 30 estações com cobertura de sinal local e bom em vários pontos da cidade, FMs sediadas e focadas em outros centros paulistas - veja a lista clicando aqui).
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Campinas e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.