O Encontro da Radiodifusão, promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), no Hotel Renaissance, na capital paulista, abordou assuntos importantes para a radiodifusão. O evento também destacou os 80 anos da AESP, que tem papel fundamental na elaboração de campanhas de fortalecimento do rádio e em assuntos relevantes para o meio, como a migração das AMs.
O encontro foi realizado nos dias 12 e 13 e teve uma grande participação de radiodifusores do estado. A sexta-feira contou com decisões mais importantes para o meio. As palestras com especialistas em diversas áreas abordaram o futuro do rádio no Brasil. O ponto alto do evento foi a migração das AMs. O assunto foi expostos pela Dra. Patricia Ávila (Minicom) e pelos engenheiros Eduardo Cappia (comitê técnico da AESP) e André Cintra (ABERT).
A publicidade no rádio também foi debatida durante o encontro. Alexandre Ugadin, Acácio Costa e Paulo Machado de Carvalho abordaram o assunto no primeiro do evento, Ugadin destacou a força do rádio para a publicidade, mas alerta a necessidade de existência de pesquisas para qualificar esse produto, além da importância de criar projetos especiais que vão além da “venda do spot”.
Outro ponto importante que foi destaque na sexta-feira, foi a presença do governador paulista Geraldo Alckmin, que abriu oficialmente o encontro. Junto com o presidente da AESP, Rodrigo Neves, o governador assinou convênio para disponibilizar todas as câmeras de monitoramento de tráfego das rodovias paulistas para as emissoras de rádio, com a finalidade de facilitar o acesso a esse tipo de serviço para a população paulista. (
Clique aqui e veja o resumo do dia)
O sábado continuou com muitos assuntos. Ao todo, foram quatro palestras. Os trabalhos começaram às 9 horas com o encontro entre os representantes da AESP, ABERT, ABRA, ABRATEL, AIR e SET. Rodrigo Neves (AESP) e Daniel Slaviero (ABERT) convidaram os radiodifusores a abraçar a campanha em favor dos celulares que disponibilizam de forma gratuita a recepção de rádio FM (
Clique aqui e veja mais). Na sequência, houve palestra sobre gestão de pessoas com Shana Wajntraub. O economista Samy Dana abordou a economia nos próximos 20 anos e, encerrando o ciclo, Luis Rasquilha abordou a tendência do rádio e da TV para os próximos 20 anos.
O encontro foi encerrado com um jantar de confraternização, que incluiu o sorteio de equipamentos e uma viagem para a NAB Show 2015. Além disso, houve um show musical encerrando a noite com a banda Oldies Mobile.
Durante os próximos dias, o Tudo Rádio vai abordar alguns assuntos tratados durante o encontro, principalmente os esclarecimentos sobre a migração das AMs.
Tags:
AESP, encontro, radiodifusão, futuro, discussões, evento, São Paulo