Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2014 @ 10:52

Panorama: Tarobá FM assume liderança em Cascavel. Rádio T FM evoluí e Rádio Colméia segue líder no AM

Cascavel – Jovem Pan FM continua isolada em seu segmento e Capital FM aparece na vice-liderança entre as FMs

Publicidade

O ano termina movimentado no oeste do Paraná, mais precisamente na cidade de Cascavel (um dos maiores municípios da região sul do país, com cerca de 300 mil habitantes). O motivo desse “agito” é a divulgação de um panorama da audiência FM e AM na cidade, fato que não acontecia desde 2012. Cascavel tem uma nova líder, após anos com a mesma FM ocupando o topo da pesquisa. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, 3 a 11 de novembro de 2014):

A Tarobá FM 95.7 é a nova líder geral de audiência em Cascavel, posição obtida pela FM nos principais períodos da medição geral de audiência. O fato é expressivo devido o pouco tempo da 95.7 FM no ar (foi inaugurada em outubro de 2010) e pelo longo período de liderança da Capital FM 102.7 (atual vice-líder geral e FM que ocupou o topo do ranking por cerca de 20 anos). A Tarobá possuí uma programação popular/eclética, contando com comunicadores conhecidos da audiência regional e também uma plástica produzida por empresas como a Dario Produções. A ascenção da Tarobá FM movimentou Cascavel, mercado que não observa uma distancia significativa entre as primeiras colocadas.

Apesar de perder a primeira posição geral, o resultado da Capital FM também é expressivo, com cerca de 30% do share de audiência no período comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira). Cascavel também viu o crescimento de outra novata, a Rádio FM 93.1. A emissora foi inaugurada apenas em outubro de 2011 e já ocupa a terceira colocação geral em períodos importantes da pesquisa de audiência, além de registrar o dobro de audiência em relação à pesquisa passada. O surgimento de rádios como Rádio T FM e Tarobá FM em Cascavel dividiu a audiência FM local, além de chamar a atenção do mercado paranaense.

Também é destaque a manutenção do público da Jovem Pan FM 101.5, quarto lugar geral em Cascavel e única representante do segmento jovem/pop, rádio que chega a contar com 10% de share em períodos como 05h-00h. O mercado de Cascavel conta com oito estações em FM, além do item “Outras” (a cidade recebe vários sinais de FMs regionais, sintonias que oscilam entre qualidades local e razoável).

Hegemonia da Rádio Colméia

Apesar de a mudança na disputa por audiência entre as FMs, no meio AM a cidade de Cascavel não viu alterações. A Rádio Colméia AM 650 tem cerca de 80% do total da audiência AM na cidade paranaense, marca muito expressiva para um mercado de porte médio no interior do país. O ranking das AMs aponta a CBN AM 1340 na segunda colocação geral e a Rádio Globo AM 1270 em terceiro.

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na região de Cascavel e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Cascavel

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.